Projeto quer equoterapia como opção terapêutica em Limeira

Projeto de lei protocolado pela vereadora Terezinha da Santa Casa (PL), na Câmara Municipal de Limeira, quer garantir, às pessoas com deficiências (PCDs), autismo, necessidades especiais e transtornos mentais, política pública que ofereça a equoterapia como opção terapêutica de tratamento e reabilitação.

A propositura deu entrada no Legislativo nesta quinta-feira (29/09). Equoterapia, explica a parlamentar, é o método de reabilitação que utiliza o cavalo, em abordagem interdisciplinar, como instrumento para trabalhar aspectos motores, cognitivos e afetivos, para o desenvolvimento biopsicossocial e processo do ensino e da aprendizagem.

Para a execução da lei, caso aprovada, Terezinha prevê a possibilidade de o Executivo fazer parcerias e convênios com órgãos e entidades públicas e privadas. Os profissionais envolvidos em eventual prestação de serviço deverão ter “expertise” na área.

“A equoterapia pode ser empregada para tratar lesões neuromotoras de origem encefálica ou medular, patologias ortopédicas congênitas ou adquiridas, disfunções sensório-motoras e distúrbios evolutivos, comportamentais, de aprendizagem e emocionais”, elenca a parlamentar na justificativa.

Segundo Terezinha, Limeira possui um trabalho nessa área, com a participação de 140 pessoas e excelentes resultados. “Este projeto de política pública visa normatizar e otimizar a prática para que mais munícipes, que se enquadram à lei, sejam beneficiados e com isso possam desenvolver novas formas de socialização, autoconfiança e autoestima”, finaliza.

O projeto será lido na próxima sessão da Câmara e encaminhado às comissões para análise.

Foto: Equoterapia Daoud

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.