Programa de prevenção às drogas direcionado às escolas entra em vigor em Limeira

O Projeto Educar Limeira entrou em vigor nesta quarta-feira (10) com a publicação da lei no Jornal Oficial. De autoria do Executivo, o objetivo é o desenvolvimento de políticas e atividades voltadas, principalmente, às crianças e adolescentes sobre os males decorrentes do uso de drogas lícitas e ilícitas, com foco no combate à violência decorrente do uso dessas substâncias.

A responsabilidade de executar o projeto é da Guarda Civil Municipal, com supervisão do secretário Wagner Marchi, titular da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Civil. Entre as diretrizes do programa está a prevenção primária ao uso de drogas alertando sobre os malefícios causados à saúde física e mental do usuário; esclarecimento sobre os riscos decorrentes da dependência química e prevenção da criminalidade relacionada direta ou indiretamente ao uso de drogas; orientação aos menores, assim como seus familiares, acerca da busca de soluções e medidas eficazes quanto à resistência às drogas e desenvolvimento um trabalho interno de prevenção ao uso de drogas legais ou ilegais, por meio do aperfeiçoamento e criação de equipes de palestras de acordo com o que for estabelecido pelo comando da GCM.

O trabalho será desenvolvido nas instituições de ensino de Limeira, onde os agentes poderão interagir com os estudantes, seus pais, professores, moradores vizinhos das escolas, líderes comunitários, entre outros. O objetivo é familiarizar-se com os problemas locais, em especial aos relacionados com drogas, e elencar as possíveis soluções, bem como formar agentes multiplicadores voltados para a resistência ao uso de drogas.

Também está prevista atividade interna, ou seja, a GCM deverá promover discussão, por meio de publicação de trabalhos, palestras, entre outros meios elucidativos, informando o público quanto à problemática. A lei determina ainda que a Academia de Formação Preparatória de Ensino da GCM adapte os currículos dos cursos à problemática da prevenção às drogas.

Foto: Prefeitura de Limeira

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.