Procon-SP participará da iniciativa Renegocia! para atender consumidores endividados

A Fundação Procon-SP participará da iniciativa “Renegocia!”, anunciada pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) para acontecer no período de 24 de julho a 11 de agosto, recebendo as demandas que surgirem em função desta campanha no estado de São Paulo e orientando os consumidores nos casos que forem apresentados na plataforma www.procon.sp.gov.br,ou presencialmente em um posto especialmente criado na Capital.

Alguns Procons municipais vinculados também deverão aderir ao programa, que tem foco na negociação de endividamento para prevenção ao superendividamento e negociação para tratamento de superendividamento. A ideia é que os consumidores de todo o estado de São Paulo que se enquadrem nestas situações possam receber apoio dos especialistas do órgão de defesa nas negociações de suas dívidas e, também, orientações sobre como evitar ou sair de situações de insolvência financeira.

O Procon-SP também está entrando em contato com fornecedores – bancos, empresas concessionárias de serviços essenciais, dentre outros – sobre as demandas da campanha, que terão o mesmo acompanhamento individual oferecido a todas as reclamações registradas em sua plataforma, para que eles consigam criar as melhores condições possíveis de negociação.

“O objetivo é, como sempre, participar de quaisquer iniciativas que possam beneficiar os consumidores do estado de São Paulo, mobilizando toda nossa capacidade para oferecer as melhores condições e orientações aos consumidores, contribuindo para a melhoria da saúde financeira das pessoas em nosso estado”, afirma Wilton Ruas, Diretor Executivo do Procon-SP.

Atendimento: como se inscrever no programa Renegocia!

Todos os consumidores residentes no estado de São Paulo poderão se inscrever no Renegocia! pelo site oficial www.procon.sp.gov.br, que terá um pop-up e um bottom dedicados para facilitar a navegação dos consumidores e que servirá de guia para direcionar a demanda aos especialistas indicados para este atendimento. Em algumas cidades do interior os Procons municipais que aderirem ao programa receberão as inscrições.

Na Capital, um posto de atendimento presencial foi especialmente criado na sede do Procon-SP (acesso pela portaria no número 970 da rua Barra Funda), com 10 posições de atendimento simultâneo e uma sala para receber PCDs, que funcionará de segunda a sexta-feira das 8h às 13h, durante o período de 24 de julho a 11 de agosto. É possível que o consumidor faça um agendamento prévio, pelo site, para ser mais bem atendido.

Durante a campanha “Renegocia!”, serão mantidos os atendimentos das reclamações sobre serviços financeiros e não financeiros que também incluam questões de endividamento, bem como as atividades do Núcleo de Tratamento ao Superendividamento do Procon-SP, que atende, orienta e apoia os consumidores que se enquadram nesta classificação em suas negociações, oferecendo ainda ações de educação financeira e de capacitação de Procons municipais conveniados, que desde junho estão recebendo treinamentos sobre esta questão.

Importante: o Procon-SP alerta que não envia mensagens ou links para os consumidores se cadastrarem neste ou em qualquer programa de negociação de dívida, ou para registrar reclamações. Os consumidores residentes em todo o estado de São Paulo precisam acessar diretamente a plataforma oficial www.procon.sp.gov.br para quaisquer interações com o órgão de defesa do consumidor.

Fonte: Procon-SP
Foto: Pixabay

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