Outono aumenta doenças respiratórias em crianças

“Estamos vivendo um momento de elevação dos casos de bronquiolite e doenças respiratórias com aumento dos atendimentos no pronto-atendimento infantil, internações e na UTI”, alerta a médica pediatra neonatologista da Unimed Limeira, dra. Érica Carmona.

Durante o outono e a proximidade do inverno aumentam os casos das doenças sazonais oportunistas, por exemplo, a bronquiolite em recém-nascidos e crianças pequenas. “A grande causa da bronquiolite em recém-nascidos é o Vírus Sincicial Respiratório (VSR). Mas, além disso, houve aumento de circulação de outros vírus” destaca dra. Érica.

Segundo a especialista é preciso manter cuidados redobrados com os recém-nascidos e crianças, pois os vírus são transmitidos de pessoa a pessoa pelo contato direto com gotículas respiratórias eliminadas pela tosse, espirro ou fala; ou de forma indireta pelo contato com superfície e objetos contaminados.

Lavar e higienizar frequentemente as mãos antes de manusear objetos das crianças e tocar nelas, evitar a exposição das crianças em aglomerações e até mesmo evitar ir ao pronto-atendimento se não for necessário são medidas fundamentais apontadas pela pediatra neonatologista da Unimed Limeira. “Uma das estratégias mais eficientes para a proteção das crianças contra infecções e aumentar a imunidade é garantir a vacinação adequada”, reitera dra. Érica Carmona.    

Dados do Ministério da Saúde indicam que as infecções respiratórias agudas no primeiro ano de vida podem ser responsáveis por até 75% das bronquiolites e 40% das pneumonias durante os períodos de sazonalidade. O vírus sincicial respiratório é responsável por mais de 50% das infecções respiratórias em bebês com até um ano de idade e por mais de 65% das internações em bebês prematuros.

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.