Ônibus de Limeira terão câmeras para inibir assédios, furtos e roubos

A nova empresa que assumir o transporte público de Limeira deverá providenciar sistema de vigilância em todos os ônibus que atenderão aos usuários. A exigência está no edital aberto na semana passada pelo Executivo, cujo contrato será por 15 anos.

Um dos itens do edital prevê monitoramento e vigilância de frota, para permitir a coleta de imagens no interior do veículo, quando em operação. O objetivo, de acordo com a Secretaria de Mobilidade Urbana, é garantir um ambiente de controle e vigilância que iniba a ocorrência de furtos, roubos, agressões, assédios e outros incidentes.

A empresa que assumir o serviço deverá implantar o sistema mediante o uso de sistema analógico ou digital para a gravação de imagens em fita magnética ou arquivo, respectivamente, que serão registradas através de câmeras de filmagem estrategicamente posicionadas no interior do veículo.

O sistema de vigilância deverá estar em todos os veículos da frota e será obrigatório que sejam gravadas imagens da operação durante toda a jornada operacional dos
ônibus. O edital prevê ainda que as gravações da operação de um determinado dia deverão ficar disponíveis para consulta durante três dias úteis e, após esse prazo, a concessionária deverá manter gravadas de forma adequada as imagens relativas a eventos e incidentes observados na leitura das fitas originais, as quais deverão ficar sob guarda da empresa durante seis meses.

A pasta veda a divulgação de imagens gravadas a qualquer tempo, somente quando houver requisição judicial ou por solicitação da Prefeitura de Limeira.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.