Maior parte dos limeirenses se desloca individualmente com veículo motorizado

A Prefeitura de Limeira abriu recentemente o edital para contratação da empresa que ficará responsável pelo transporte público da cidade, pelo período de 15 anos. No documento que contém as regras para participação da concorrência, a Secretaria de Mobilidade Urbana disponibilizou dados sobre as características de como os limeirenses se deslocam, de uma pesquisa feita em 2019.

Naquele ano, a população estimada de Limeira era de 294.392 habitantes e a “Pesquisa Origem-Destino” revelou que o Índice de Mobilidade Geral era de 2,11 viagens por habitante. Já o Índice de Mobilidade Motorizado era de 1,64 viagens motorizadas por habitante.

Para o total de viagens diárias, o levantamento apontou que 22% das viagens realizadas são por modo não motorizado, ou seja, a pé e de bicicleta. O transporte individual motorizado corresponde a 62% das viagens realizadas. Aproximadamente 15% das viagens são realizadas por meio de transporte motorizado coletivo, sendo 8% de transporte coletivo urbano e 7% de transporte por fretamento ou vans escolares.

Ao analisar exclusivamente as viagens motorizadas, a pesquisa mostrou que 71% das viagens são por modo individual e 29% por transporte coletivo. “As análises dos dados da pesquisa em Limeira identificaram que são realizadas cerca de 600 mil viagens diárias em Limeira e o terminal de integração é utilizado em 10% das viagens por ônibus municipal”, está no edital.

Outros dados estão disponíveis no edital, como o pico. O maior volume de viagens é entre 6h40 e7h40 e concentra 13,35% do total de viagens no dia. No período da manhã, além do Terminal Central Urbano, outros pontos de parada com número elevado de embarques e desembarques são dois pontos, o de número 329, na Rua Carlos Gomes, e o 239, na Rua Tiradentes, ambos no Centro. Há, ainda, número significativo de passageiros nos pontos 328 (Rua Carlos Gomes, 989); no 327 (Rua Carlos Gomes, 1.380); no ponto próximo ao Shopping Pátio Limeira; no ponto 241 (Rua Tiradentes, 1.240) e o ponto 79 (Rua Dr. Trajano Barros).

Fora da região central, pontos na Avenida Dr. Fabrício Vampré, na Avenida Ana Carolina de Barros Levi e na Rua Bahia também concentram grande volume de embarque e desembarque.

De acordo com a Secretaria de Mobilidade Urbana, todas as linhas passam pelo Centro e os munícipes são atendidos por 24 linhas comuns, além do atendimento “Porta a Porta”. “Em relação aos serviços, as linhas 9 e 10 apresentam variações nos seus atendimentos constituídos pelos serviços 9A, 9B, 10A, 10B e 10C, assim sendo, o Município é atendido por 27 serviços distintos. Ressalta-se que a linha 300 Terminal/Fórum teve como início de operação o dia 1 de abril de 2019”, conclui a pasta no edital. A tabela abaixo mostra como era a demanda média mensal por linha.

Foto: Pixabay

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