Mortes por Covid em Limeira correspondem a 35% dos óbitos em 2021

Em resposta a requerimento do vereador Helder do Táxi (MDB), a Prefeitura de Limeira reportou o volume de óbitos por causas naturais registrados de 2019 a 2021. Neste ano, os óbitos provocados por coronavírus correspondem a 35% do total de mortes.

As mortes naturais englobam aquelas que foram provocadas por doenças, como o coronavírus e a influenza. Óbitos em decorrência de homicídios, por exemplo, são considerados violentos e não entram nessa estatística.

O pedido de informações do parlamentar ocorreu em julho e, na época, ele justificou que o requerimento tinha por objetivo comparar as causas de mortes. Ele requereu dados de 2019, 2020 e 2021. A resposta foi encaminhada pelo secretário municipal de Saúde, Vitor Santos, e ele descreve que em 2019 ocorreram 2.198 óbitos naturais na cidade. Naquele ano, a pandemia por coronavírus não tinha sido declarada e, consequentemente, nenhum óbito pela doença foi registrado. Entre as mortes, duas delas foram provocadas por influenza.

No ano seguinte, em 2020, não ocorreram óbitos por influenza, mas as mortes naturais saltaram para 2.434 registros e, entre elas, 329 (equivalente a 13%) foram por covid.

Em 2021, os dados disponibilizados são de janeiro a 27 de setembro e, conforme a Secretaria de Saúde, as mortes provocadas pelo coronavírus correspondem a 35% dos óbitos naturais registrados em Limeira. Nesse período, a Covid-19 foi responsável por 849 óbitos, entre as 2.377 pessoas que faleceram por causas naturais. Nenhum óbito por influenza foi registrado.

As respostas ao requerimento foram protocoladas na Câmara no último dia 19 e os dados serão analisados pelo vereador, que pode fazer novos questionamentos ou estudos a partir dos dados informados.

Foto: Pixabay

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.