Limeira tem mais de 2,7 mil à espera de cirurgia na rede pública

A rede municipal de saúde tem 2.708 cirurgias na fila de espera. Existem pedidos de procedimentos anteriores a 2020.

As informações são da própria Prefeitura de Limeira em resposta a requerimento feito pela vereadora Constância Félix (PDT). A parlamentar diz que tem recebido inúmeras reclamações em seu gabinete devido a demora para agendamento.

“Esta vereadora compreende que o número foi reduzido em virtude da pandemia, contudo, há casos graves que esperam há anos pela realização de cirurgias e têm seus procedimentos frequentemente remarcados”, diz na justificativa. Há casos, de acordo com ela, de pessoas que receberam a medicação pré-cirurgica, realizaram jejum de alimentação e quando foram até o hospital foram informados de que o procedimento seria reagendado.

Quanto a procedimentos de urgência, a Prefeitura informa que todos estes casos são imediatamente operados, conforme avaliação médica. “Sendo assim, não temos na demanda estes tipos de casos”.

As especialidades com mais tempo de espera para agendamento de consulta são:
oftalmologista, cirurgia geral, ortopedia, urologia, otorrinolaringologia e neurologia, com um tempo médio de 9 meses, diz a Prefeitura.

As pequenas cirurgias serão realizadas na policlínica e as demais na Santa Casa,
conforme a liberação de leitos e diminuição da demanda dos pacientes da Covid-19. Para a vereadora, a pandemia não pode ser usada como total justificativa quando não há especialista para realizar o procedimento e nem empenho da Prefeitura para que isso se
concretize.

De 2019 até o momento, o documento da Prefeitura informa que foram solicitados 14.128 pedidos de cirurgias com especialistas. Destas, foram agendadas e realizadas 11.420.

Foto: Pixabay

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.