Limeira credencia UBSs para programa contra tabagismo

A Secretaria de Saúde de Limeira informou ao vereador Dr. Júlio César Pereira dos Santos (União Brasil) que a Prefeitura credenciou, no mês de julho, três Unidades Básicas de Saúde (UBSs) no Programa Estadual de Controle de Tabagismo (PECT).

Em ofício que chegou nesta semana ao gabinete do parlamentar na Câmara Municipal, o secretário de Saúde, Vitor Santos, informou que houve a participação de pelo menos dois profissionais por UBS na capacitação disponibilizada pelo estado.

Os postos credenciados são: UBS Aeroporto, UBS Nossa Senhora das Dores l e UBS Parque Hipólito. A abertura de novas capacitações e turmas segue o cronograma estadual.

No requerimento, o vereador lembrou que a cidade está desde 2016 sem ações específicas na área. “Cada grupo formado chegou a ter, em média, 165 pacientes fumantes com o objetivo de largar o vício do cigarro, que passavam por palestras, consultas médicas, psicológicas e atendimento de enfermagem sobre a dependência do tabaco. O tratamento possuía duração de três meses e era realizado no CAPS-AD [Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas] e no Ambulatório de Saúde Mental”, citou.

Questionado pelo vereador sobre quando Limeira pretende iniciar o programa nas unidades, o secretário relatou que se trata de um programa complexo de acompanhamento multidisciplinar em grupo àqueles interessados em parar com o uso de cigarro e tabaco.

“Dessa forma, estamos desenvolvendo o projeto com nossos servidores e elaborando um plano de ação/divulgação para que, após, seja de fato efetivado o PECT em nossas UBSs”, finalizou o secretário.

Foto: Pixabay

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.