GCM de Limeira finaliza curso dos 23 subinspetores

A Secretaria Municipal de Segurança Pública de Limeira finalizou na sexta-feira (25) o curso de liderança com 23 guardas civis municipais (GCMs) classificados como subinspetores na corporação, em atendimento ao Estatuto da GCM.

A relação dos agentes que, por meio de concurso interno, foram nomeados como subinspetores foi publicada no início deste ano pela Prefeitura. A questão para nomeação não apenas de subinspetores, mas também de comandante e subcomandante na corporação, é antiga.

Há um ano, Limeira sancionou uma alteração no Estatuto da GCM que permite a ocupação dos cargos de comandante e subcomandante na corporação de forma interina. Antes da mudança, os cargos não podiam ser ocupados porque não havia subinspetores e inspetores nomeados e, a partir da alteração da lei, foi permitida a nomeação de comandante e subcomandante enquanto houver vacância, mas por tempo limitado. A escolha do comandante interino, o GCM André Hailer, foi feita em conjunto entre sindicalistas da categoria, guardas municipais, gabinete do prefeito e Secretaria Municipal de Segurança.

Quanto aos subinspetores, em 2015 houve contratação de empresa para realização de curso de inspetor e subinspetor, mas todo o processo foi anulado dois anos depois. Posteriormente, já na gestão de Mario Botion (PSD), foi aberto processo administrativo para contratação da empresa para realização do curso para subinspetores, mas acabou prejudicado por conta da pandemia provocada pelo coronavírus. O curso foi finalizado somente na semana passada.

Agora, com os 23 subinspetores já definidos, esses agentes podem chegar à função de inspetor e, posteriormente, o Executivo poderá nomear entre os inspetores um comandante e um subcomandante da GCM de forma efetiva.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.