Falta de água e mau cheiro em Iracemápolis elevam cobranças de vereadores à Prefeitura

A ausência de água e o odor apresentado por ela em alguns bairros têm sido alvo de queixas nos últimos dias em Iracemápolis. Nesta segunda-feira (28/02), vereadores estiveram na estação de água para acompanhar os trabalhos e cobrar solução da Prefeitura.

No domingo (27/02), a parte de cima de Iracemápolis (acima da Avenida Pedro Cosenza) ficou praticamente sem água. Isso ocorreu no dia seguinte à interrupção periódica do fornecimento na região por conta do racionamento de água, em vigor desde 27 de dezembro. O vereador Fábio Simão (PSL) gravou vídeo mostrando a situação da Estação de Tratamento de Água (ETA).

“Não dá para aguentar mais a população pressionando. Vamos na praça comer pastel, a população chega cobrando”, relatou. Ele lembrou que domingo não era dia de racionamento, mas parte da população ficou sem água. O parlamentar cobrou investimentos na estação e classificou a situação como “bomba-relógio”, que pode estourar a qualquer momento e deixar a cidade inteira sem água.

Já no dia seguinte, foi a vez dos vereadores Claudinho Cosenza (PSDB), Valdenito Almeida (PDT), Payuka da Música (PV) e Alaílson Gonçalves Rios (PSD) visitarem a estação. “Há uma revolta popular. Aonde vamos, recebemos cobranças. Não está havendo captação de água da Represa Boa Vista e a ETA nova não está funcionando”, se queixou. O vereador e presidente da Câmara, Jean Ferreira (Cidadania), disse que os parlamentares já fizeram tudo o que foi possível por meio de requerimentos e indicações e, agora, resta o Executivo apresentar soluções.

As reclamações sobre mau cheiro ficaram frequentes desde o início da última semana. Em nota na última quarta-feira (23/02), o Departamento de Água e Esgoto citou que, devido ao aumento no nível da represa Boa Vista, a adutora puxa lodo de fundo, o que aumenta a turbidez da água e provoca cheiro característico.

Para minimizar o problema, a Prefeitura fez a limpeza na caixa d’água bruta e elevou a quantidade de floculante e cloro. Na manhã desta terça-feira (01/03), a equipe faz a troca do tubo na Represa Boa Vista para amenizar a situação. Com isso, a cidade é abastecida apenas pela Represa Municipal.

“Há meses temos conversado com a população sobre os problemas causados devido à crise hídrica e que têm sido noticiados pela imprensa. O uso da água de maneira consciente é fundamental para que não ocorra a falta. Da parte de nossas equipes, temos feito todos os esforços para solução dos problemas que estão sendo relatados, mas precisamos contar com o apoio de todos”, informou a prefeita Nelita Michel.

Além da redução nas chuvas, no final de semana e segunda-feira foram registrados problemas técnicos que resultaram na falta de abastecimento em bairros. Houve queima de registro no Bairro Alvorada, dois disjuntores no sistema do Bairro Carolina Ometto e problemas em uma bomba na ETA. “As equipes estão atuando de maneira rápida visando a solução e promover o abastecimento”, informou o Executivo. Para receber dúvidas e queixas, o telefone da ETA é o (19) 3456-3924.

Foto: Divulgação

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.