Em Limeira, 48 escolas foram alvo de crimes e depredações nos últimos 5 anos

Entre os anos de 2016 e 2021, ao menos 48 unidades escolares em Limeira sofreram algum tipo de invasão, furto ou depredação, conforme levantamento divulgado pela Secretaria Municipal da Educação aos vereadores Constância Félix (PDT) e Dr. Júlio César Pereira dos Santos (União Brasil).

Segundo a pasta, os danos foram diversos. “Podemos citar furtos de torneiras, hidrômetro, fiação elétrica, geladeira e até máquina de lavar”, informou o secretário André Luis de Francesco.

Em relação a indicação de prejuízo e despesas com reparo, o secretário informou que é difícil mensurar, pois as unidades escolares recebem recursos do Termo de Colaboração e programas específicos para serem investidos em pequenos reparos e compra de bens permanentes. Assim, a maior parte dos reparos é realizada pelas próprias Associações de Pais e Mestres (APMs) das unidades.

Atualmente na rede municipal de ensino, 75 unidades escolares possuem sistema de alarme e, dentro desta quantidade, 50 contam com monitoramento eletrônico.

Em julho do ano passado, a Secretaria de Segurança Pública informou ao vereador Waguinho da Santa Luzia (Cidadania) que a Ronda Escolar da Guarda Civil Municipal (GCM) tinha seis agentes atuante no período escolar, em dias úteis, e quatro integrantes escalados em plantões que atendem, inclusive, em feriados e finais de semana.

Em janeiro deste ano, o secretário Wagner Marchi também relatou em ofício à Constância e Dr. Júlio que a pasta de Segurança Pública vem realizando estudos junto ao gabinete do prefeito Mario Botion para implantação de câmeras de monitoramento em prédios municipais. Sempre que há registros de ações criminosas escolas, a pasta intensifica o patrulhamento na região da ocorrência.

Foto: Prefeitura de Limeira/Arquivo

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.