Em combate ao tráfico de animais, GCM de Cordeirópolis apreende macaco-prego

Em ação de combate ao tráfico de animais silvestres, o Pelotão Ambiental da Guarda Civil Municipal (GCM) de Cordeirópolis fez, nesta sexta-feira (1), a apreensão de um macaco-prego (veja vídeo no final da reportagem). O animal tem proprietário com posse de nota fiscal, mas a Polícia Civil investigará se o documento é legítimo.

De acordo com as forças policiais, o dono do animal já foi investigado por outros delitos ambientais e hoje não foi localizado. “O animal está com chip que coincide com o apresentado na nota fiscal, porém, os agentes conseguiram informações de que a nota fiscal pertencia a um outro animal que já morreu”, descreveram.

A suspeita dos agentes é que o chip com as informações do outro animal foi inserido no macaco apreendido nesta sexta-feira. Regularizado, o animal chega a custar R$ 150 mil. “Na nota apresentada, consta o valor de R$ 70 mil. Animais da mesma espécie vivem na natureza e foram catalogados na região da apreensão, sendo que os valores expressivos vêm fomentando o crime do tráfico de animais silvestres e ações de combate estão sendo levadas a cabo”, comunicaram as forças policiais.

A Polícia Civil apura falsidade de documento e crime contra a fauna silvestre. O macaco-prego ficará sob responsabilidade de uma cuidadora e será encaminhado para uma instituição de Jundiaí que promove e reinserção na natureza.

Imagem: Divulgação GCM

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.