Cresce participação de empresas de Limeira em licitações da Prefeitura, diz OSB

Representantes do Observatório Social do Brasil (OSB) Limeira estiveram com o prefeito Mario Botion (PSD) nesta segunda-feira (1) para discutir sobr cumprimento de propostas fimadas durante a campanha eleitoral e também para apresentação de números, como a constatação do crescimento da participação de empresas de Limeira nos processos licitatórios da Prefeitura.

De acordo com a OSB Limeira, a capacitação do empresariado local para participação em concorrências promovidas pela administração municipal permitiu este crescimento sobretudo nos últimos três anos, segundo levantamento da Coalizão Municipal para Licitações, uma parceria do OSB-Limeira com a Prefeitura, o SEBRAE e algumas das mais importantes instituições da cidade. “A frequência das empresas de Limeira nas compras realizadas pelo Executivo cresceu 7%, representando aproximadamente R$ 7 milhões que permaneceram no município”.

O secretário municipal de Comuncação, Antonio Peres, que também é presidente do Conselho Municipal de Transparência e Controle Social, disse na reunião que, atualmente, há 514 empresas limeirenses cadastradas para participar dos certames da Prefeitura e que a implantação de pregões eletrônicos para as compras vem incentivando os pequenos produtores a se tornarem fornecedores da administração municipal. Segundo os dirigentes do OSB-Limeira, a expectativa para este ano é capacitar ainda mais empresários locais para que tenham condições de concorrer nas licitações.

Termo de Compromisso

O Termo de Compromisso foi desenvolvido pela OSB-Limeira em conjunto com a Acil, Cieso, APECL, OAB, Rotary e Lions, e firmado com o então candidato à reeleição e outros candidatos à época. A redação final foi elaborada com base em análises e informações do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, Transparência Internacional Brasil, Controladoria Geral da União e Conselho Federal de Administração e sugeriu três grandes compromissos, caso estivessem de acordo, aceitando colocá-los em prática se eleitos.

Luciano Faber, Raul Groppo e Valter Koppe, respectivamente presidente do Conselho de Administração, presidente do Conselho Consultivo e vice-presidente para Assuntos de Controle Social do OSB-Limeira, apresentaram a Botion o atual momento de implantação do Termo.

Os voluntários desenvolveram um sistema para medir a efetiva aplicação das propostas assumidas com o documento, que será disponibilizado ao Executivo e ao Legislativo para que também possam acompanhar a sua evolução. “Foram atribuídos valores para cada item, que serão somados para compor uma nota periódica, conforme forem sendo cumpridos”, explicou Groppo. Os dirigentes do OSB-Limeira acertaram reuniões bimestrais com o prefeito para uma análise em conjunto das medições.

“É importante salientar que a Prefeitura tem atendido prontamente nossas demandas, uma realidade que infelizmente não se aplica a várias outras cidades onde o OSB está presente”, afirmou Faber. “Isso mostra que temos o desejo em comum de construirmos um município melhor”, diz a nota da OSB-Limeira.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.