Coworking, acessibilidade e espaço para podcast: Câmara de Limeira cria comissão para obras

O presidente da Câmara Municipal de Limeira, Everton Ferreira (PSD), baixou portaria que cria a Comissão de Obras e Reforma da Casa. O grupo, formado por servidores efetivos, terá entre as atribuições administrar o planejamento das intervenções físicas no prédio do Legislativo, seja novas edificações, ampliações ou reformas, além de melhorias nos sistemas viário, elétrico, hidráulico, de informação, ambiental, plataformas tecnológicas e outros.

A comissão será formada por um servidor do Departamento de Consultoria Técnica Especializada; um do Departamento de Tecnologia da Informação; dois do Departamento Legislativo; uma servidora do Departamento de Finanças e Contabilidade; e três servidores do Departamento de Administração e Gestão de Pessoas.

O grupo será responsável em debater a viabilidade das diretrizes apontadas por Everton, que assumiu a presidência no último dia 1º e vai comandar a Câmara até dezembro de 2024. Entre elas, estão algumas propostas que ele mesmo adiantou ao DJ na última semana, como a implementação de energia limpa por meio da captação solar, a adaptação de um “plenarinho”, para que as reuniões das comissões permanentes possam ser transmitidas, e um espaço próprio para a Escola Legislativa, que voltará à sua função original de formação política e cidadã.

Ao falar sobre a comissão, Everton cita outros planos que ele tem em mente. Na sua avaliação, a acessibilidade atual da Casa mais exclui do que inclui. Como exemplo, cita que a plataforma elevatória que dá acesso ao plenário estigmatiza pessoas com deficiência. Uma proposta seria a substituição por rampas. “O cadeirante tem que ter a mesma acessibilidade de uma pessoa normal. Rampa é inclusão”, avalia.

Outras duas intervenções estão no planejamento. Uma é a criação de um espaço coworking, de trabalho compartilhado. Assim, pessoas que passam pela cidade a trabalho terão mesa, energia, computador e internet wifi para tarefas rápidas e simples do cotidiano.

O espaço também poderá ser usado por estudantes para pesquisas e a população para deixar ideias aos vereadores em uma plataforma própria, para que eles transformem em projetos de leis, requerimentos ou indicações. Outro local planejado é para gravação de podcast. “Será um local para que a sociedade civil possa usar, dialogar e fazer debates com vereadores e associações”, esclareceu Everton.

Ainda na parte de obras, o presidente diz que a Casa, além de legislar sobre meio ambiente, precisa dar bom exemplo. A ideia é captar água da chuva para redirecioná-la à irrigação dos jardins do Legislativo, de modo sensorizado para evitar o uso excessivo de água.

Entre outras tarefas, a comissão criada por Everton deve planos executivos anuais e quadrienais de obras; elaborar planos diretores e estudos de viabilidade física de empreendimentos; colaborar com a elaboração de anteprojetos e material técnico para licitação de obras e serviços de engenharia e aquisição de equipamentos e materiais pertinentes à infraestrutura; acompanhar e fiscalizar as obras; e coordenar a elaboração das políticas de sustentabilidade no âmbito da Câmara.

Foto: Câmara Municipal de Limeira

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.