Consumidores que ficaram sem energia em novembro devem conferir as faturas

O Procon-SP alerta os consumidores paulistas que tiveram problemas de interrupção no fornecimento de energia elétrica no início de novembro, para que fiquem atentos às faturas que começam a ser enviadas pelas distribuidoras, nas quais deve constar uma compensação no valor cobrado, proporcional ao tempo em que o serviço deixou de ser fornecido.

Milhões de consumidores foram prejudicados com a falta de eletricidade por até uma semana, em diversas cidades do estado, principalmente na Capital e região metropolitana de São Paulo.

As distribuidoras de energia devem discriminar, de forma clara e precisa, o valor e o tempo a que se refere a compensação, para que o consumidor possa avaliar se o valor está correto. Caso na fatura que está chegando a partir desta semana não haja referência a este desconto, é preciso entrar em contato com a empresa.

E a qualquer tempo, é possível registrar uma reclamação no Procon-SP, caso o consumidor não tenha segurança em relação às informações ou valores do abatimento e precise de acompanhamento ou orientação.

Outros ressarcimentos

Em relação a outros pedidos de ressarcimento, como de alimentos e remédios que estragaram por falta de refrigeração ou equipamentos danificados por picos de energia, as empresas, transcorridos quase 30 dias do episódio, já deveriam ter entrado em contato com os consumidores que registraram seus problemas diretamente nos sites, apresentando uma proposta ou informando qual será o procedimento.

Também nestes casos, de acordo com os especialistas do Procon-SP, os consumidores que se considerarem lesados podem registrar o problema na plataforma www.procon.sp.gov.br, para que seja possível acompanhar a tramitação de cada caso.

Foto: Pixabay

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