Último levantamento da Secretaria Municipal da Educação em Limeira e informado ao DJ nesta quinta-feira (4) mostra que a rede municipal tem 441 alunos diagnosticados com autismo e que estão matriculados em diversas escolas. São alunos com diferentes graus do transtorno do espectro autista (TEA) e que, conforme a Secretaria, têm individualmente um plano pegagógico.
Outros 128 alunos têm outras deficiências, que também precisam de atendimento especial em salas de aula.
O aumento de alunos que precisam de acompanhamento educacional especializado é considerável nos últimos anos, o que revela, entre outros, maior conscientização das famílias sobre a importância da inclusão. Há 6 anos, por exemplo, eram aproximadamente 40 alunos com diagnóstico de autismo em toda a rede municipal de educação.
De lá para cá, a estrutura municipal mudou muito para o atendimento dos alunos. Para o secretário municipal da Educação, André Luis De Francesco, e a diretora pedagógica da Secretaria, Adriana Dibbern Capicotto, muitos podem desconhecer o trabalho que tem sido feito e, em algumas situações, acabam judicializando para acompanhamento especializado nas salas de aula.
Muitas decisões judiciais determinam liminarmente que o Município providencie profissional qualificado para acompanhamento das crianças, com possibilidade de atendimento de outros da mesma unidade que necessitem de atendimento especial. As ordens precisam ser cumpridas. Quais medidas o Município tem adotado para cumprir as determinações judiciais e quais ações são tomadas para atendimento desta demanda crescente?
Veja a entrevista com André Luis De Francesco e Adriana Dibbern Capicotto.
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