UBS do Campo Belo aguarda servidores e equipamentos para funcionar em Limeira

Com o prédio concluído em meados de setembro de 2021, a futura Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jd. Campo Belo, em Limeira, segue no aguardo de definições pela Prefeitura para entrar em funcionamento. Ainda não há prazo definido para o início do atendimento no local, reivindicação antiga dos moradores da região.

A UBS foi vistoriada nesta terça-feira (15/02) pelos vereadores que integram a Comissão de Obras e Serviços Públicos da Câmara de Limeira – Helder do Táxi (MDB), Ceará (Republicanos) e Waguinho da Santa Luzia (Cidadania). Além dela, eles estiveram na UBS do Jd. Vista Alegre, acompanhados do engenheiro da Secretaria de Obras, Rafael Justi Torrezan, e da diretora de Atenção Primária da Secretaria de Saúde, Faedra Rosada, além de moradores.

Os vereadores foram informados de que a UBS do Campo Belo aguarda a definição de quais serviços serão oferecidos, a contratação de novos servidores e a compra de equipamentos para entrar em operação, de acordo com os representantes da Prefeitura.

“Como é um posto novo, vai precisar de adaptação de equipe e de mobiliário, mas a mobilização para conclusão desta UBS não parou”, disse Faedra. A contratação de pessoal da saúde para a UBS não podia em razão da lei federal 173/20, que impedia a contratação de novos servidores, por meio de concurso público, até 31 de dezembro de 2021.

Na Unidade Básica de Saúde do Vista Alegre, a construção começou em 9 de novembro de 2020 e estava prevista para terminar em 8 de junho de 2021, por cerca de R$ 900 mil. Mas a empresa contratada para fazer a obra faliu e o prazo foi descumprido.

Segundo Torrezan, 98% do previsto no contrato foi concluído e os outros 2% serão feitos pela Secretaria de Obras. Faltou foi a colocação de um portão, o acabamento do muro e o fornecimento de um gerador. Enquanto isso, o atendimento da população é feito na UBS da Nova Suíça.

Na vistoria, os parlamentares encontraram trincas nas paredes internas e externas, infiltrações nos tetos e nas paredes e afundamento e esfarelamento do piso na garagem e no pátio externo.

Como a UBS do Vista Alegre já funcionava em um prédio improvisado, não será preciso comprar novos itens e nem contratar pessoal, informou a diretora de Atenção Primária. “Assim que a obra estiver finalizada, temos condições de iniciar imediatamente. Os itens estão guardados e não vai ser necessária uma grande compra”, explicou aos vereadores.

A conclusão da obra depende de aval da Prefeitura. A comissão quer agendar reunião com o prefeito Mario Botion e pedir prioridade na conclusão do posto de saúde.

Foto: Câmara de Limeira

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.