São Paulo vai liberar 3ª dose da vacina para idosos a partir do dia 6

O Governo do Estado de São Paulo anunciou, em entrevista coletiva nesta quarta-feira (25/08), que vai antecipar para o próximo dia 6 a aplicação da terceira dose da vacina contra a Covid-19, inicialmente para pessoas acima de 60 anos. O anúncio foi feito pelo governador João Doria (PSDB).

Inicialmente, a medida deve atender 900 mil pessoas protegidas com a segunda aplicação de qualquer imunizante há pelo menos seis meses.

Na coletiva, o coordenador do Centro de Contingência do Covid-19, Paulo Menezes, explicou que a variante Delta se espalhou e se tornou dominante, o que motivou a aceleração da aplicação da dose de reforço. “O comitê entende que é muito adequado neste momento também aplicar esta dose extra nestas pessoas mais vulneráveis”, complementou.

João Gabbardo, coordenador executivo do Centro de Contingência, lembrou que a medida está sendo adotada em todo o mundo, independente do tipo de vacina. “Com as vacinas que temos disponíveis, devemos proteger os idosos, os mais suscetíveis à doença”, disse.

Jean Gorintcheyn, secretário de Estado da Saúde, relatou que, mesmo que os casos da variante Delta ainda estejam baixos no Estado, o fato dela ter característica de dispersão muito maior leva à necessidade da antecipação da terceira dose.

A Secretaria da Saúde preparou uma nova carteira de vacinação para os idosos que vão receber a terceira dose a partir de setembro. Não haverá necessidade de novo cadastro no Vacina Já para a dose adicional, bastando comparecer a qualquer posto de vacinação com o comprovante do esquema de imunização completo há seis meses.

Foto: Reprodução

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.