Rodapé – Um café de notícias para começar o dia bem informado (20/08/23)

NÃO SE CALE
A Prefeitura de Limeira informa que terminam neste domingo (20/08) as inscrições para o curso preparatório para aplicação do protocolo “Não se Cale”, lançado pela Secretaria Estadual de Políticas para a Mulher. Gratuita, a iniciativa é voltada a profissionais de bares, restaurantes, espaços de eventos, hotéis e estabelecimentos do setor de lazer, entre outros interessados na proteção à mulher. As inscrições devem ser feitas individualmente pelo formulário neste link. A estimativa é que o curso de capacitação alcance cerca de 1,5 milhão de profissionais dos setores de entretenimento, lazer e gastronomia, além de servidores do sistema de segurança, assistência social e saúde de todo o estado. O curso foi estruturado em parceria com a Univesp. A capacitação é on-line, interativa e o aluno pode fazê-la conforme sua disponibilidade e ritmo. As aulas serão disponibilizadas a partir de 1º de setembro.

INCÊNDIO NO NINHO DO URUBU
Quatro anos após a morte de 10 atletas de base do Flamengo no centro de treinamento do clube, o juízo da 36ª Vara Criminal do Tribunal de Justiça do Rio fez a primeira audiência de instrução e julgamento do processo criminal sobre o incêndio no Centro de Treinamento Ninho do Urubu, em Vargem Grande, na zona oeste da cidade. O incêndio ocorreu em 2019 e provocou a morte dos jogadores, que dormiam em contêineres no alojamento. Entre eles, estava o limeirense Rykelmo de Souza Vianna, de 16 anos. Oito réus serão julgados pelas mortes. Eles respondem por incêndio culposo qualificado pelos resultados de morte e lesão grave. O juiz decretou revelia na ausência das seis pessoas, o que significa que o processo continuará mesmo sem a presença dos réus e não altera o ônus da prova. (Agência Brasil)

(Divulgação)

BANHEIROS DO PARQUE
O secretário de Obras e Serviços Públicos de Limeira, Dagoberto Guidi, adjudicou e homologou a licitação para reforma dos banheiros e da lanchonete do Parque Cidade de Limeira. A Bramer Construtora e Paisagismo venceu o certame, na modalidade carta convite, pelo valor de R$ 179,5 mil. A obra será financiada pela Caixa Econômica Federal, por meio da linha Finisa. Próximo passo é a assinatura do contrato.

REVOGAÇÃO DE NORMAS
Nos primeiros 200 dias de governo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva revogou 97 dos 210 decretos, portarias, instruções normativas e resoluções do governo anterior, considerados prioritários para a garantia dos direitos da população. O apontamento é de um estudo realizado pela Fundação Lauro Campos e Marielle Franco e pelo escritório regional no Brasil da fundação alemã Rosa Luxemburgo. O levantamento Revogaço e a Reconstrução da Democracia Brasileira mostra, por exemplo, a revogação dos estudos para a privatização de estatais e a retirada de empresas do programa de privatização, como os Correios, a Empresa Brasil de Comunicação (EBC), a Dataprev, o Serpro e a Conab. (ABr)

MONKEYPOX CONFIRMADA
A Secretaria de Saúde confirmou três casos de varíola dos macacos (monkeypox) em Limeira. São três pessoas do sexo masculino, que estão bem e em isolamento domiciliar. Os casos foram confirmados via exame pelo Instituto Adolfo Lutz. Neste ano, segundo a pasta, foram registradas 16 notificações da doença – 13 casos foram descartados e três, confirmados. A pasta informa que mantém o alerta ao surgimento de novos casos e que tanto a rede pública quanto a privada seguem orientadas e preparadas para atender eventuais casos no município.

(Freepik)

ZAMBELLI RÉ
A maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) votou para tornar ré a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) pelos crimes de porte ilegal de arma de fogo e constrangimento ilegal com emprego de arma de fogo. Até o momento, por 6 votos a 1, o tribunal vota para aceitar denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR) contra a parlamentar após o episódio em que ela sacou uma arma de fogo e perseguiu o jornalista Luan Araújo às vésperas do segundo turno das eleições de 2022. A perseguição começou após Zambelli e Luan trocarem provocações durante um ato político no bairro dos Jardins, em São Paulo. O julgamento continua para a tomada dos demais votos. (ABr)

EDUCAÇÃO EM CORDEIRÓPOLIS
Cerca de 350 alunos dos quintos anos das seis escolas da rede municipal de Cordeirópolis participaram de atividade diferente na última semana. Em parceria com a Secretaria de Educação, a Gelo Geol promoveu um tour pela empresa para mostrar passo a passo do uso inteligente da água, o que garante a sustentabilidade em todo o processo de fabricação. Além dos estudantes e professores, a visita contou com a participação do prefeito Adinan Ortolan, a vice-prefeita Fátima, a secretária de Educação Angelita e a coordenadora Eliane. Os funcionários apresentaram a técnica que rendeu a conquista do prêmio (GMA Boas-Práticas Ambientais) pelo cuidado com a água.

REVISÃO DO CÓDIGO CIVIL
O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, anunciou a criação de uma comissão de juristas para apresentar um anteprojeto de atualização do Código Civil (Lei 10.406, de 2002). O anúncio foi feito na quinta-feira (17/08) durante evento da Academia Brasileira de Formação e Pesquisa, em São Paulo. Segundo Pacheco, o ato para a instalação do grupo será assinado na sala da Presidência do Senado, no dia 24 de agosto, às 16h, e os trabalhos terão como líder o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Luis Felipe Salomão. O Código Civil foi sancionado em 10 de janeiro de 2002 e entrou em vigência um ano depois, em 11 de janeiro de 2003, substituindo o código anterior, de 1916. (Agência Senado)

ABANDONO EM IRACEMÁPOLIS
A Unidade de Vigilância em Zoonoses em Iracemápolis registrou o abandono de um cachorro nas dependências do prédio. O caso aconteceu na noite do dia 15 e é investigado pela Polícia Civil. O animal abandonado está sob cuidados da Unidade e é observado pelo veterinário responsável. O prédio conta com câmera de monitoramento que registrou o momento que o animal foi abandonado. Segundo o chefe de gestão da unidade de Vigilância em Zoonoses, Homero Netto, as imagens foram entregues a Polícia Civil e um boletim de ocorrência foi aberto para apuração. A Unidade de Vigilância em Zoonoses não é abrigo permanente de animais, mas tem a responsabilidade de retirar das ruas animais que possam apresentar risco a saúde da população.

LEU ESSA?
“Você pode ver, o Lula sofre até hoje com isso. Todos os ex-presidentes apanharam no tocante a isso aí. Eu estou nesse bolo”

Ex-presidente Jair Bolsonaro, em entrevista ao Estadão, dizendo que as mudanças nas regras sobre presentes dados a autoridades rendem problemas a todos.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.