Rodapé – Um café de notícias para começar o dia bem informado (05/03/21)

13 MIL VACINAS APLICADAS
A vacinação contra a Covid-19 em Limeira foi pauta da reunião desta quinta-feira (04/03) da Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Limeira. Os vereadores ouviram esclarecimentos do secretário municipal de Saúde, Vitor Santos, do diretor de Vigilância em Saúde, Alexandre Ferrari, e da coordenadora da Divisão de Vigilância Epidemiológica, Amélia Maria da Silva. Os parlamentares questionaram as fases de imunização, a quantidade de pessoas vacinadas, o número de vacinas que o município já recebeu, as perdas de doses, a vacinação de idosos acamados, além dos desafios e avanços na imunização contra o novo coronavírus.  Até o momento, 13.779 vacinas foram aplicadas em Limeira, sendo 12.485 da primeira dose e 1.294 da segunda.

ESTRATÉGIA DE GUERRA
Representantes da Prefeitura informaram que o Município segue de forma “rigorosa e minuciosa” a ordem de grupos prioritários para a vacinação contra a Covid-19. “É uma estratégia de guerra, temos que nos preocupar com a primeira dose e com uma reserva para a segunda dose”, justificou Alexandre Ferrari aos vereadores. Ele fez um apelo aos vereadores para que ajudem a conscientizar a população para que o agendamento seja solicitado, excepcionalmente, para os idosos que estão de fato acamados.

DOSES A EXPLICAR
O possível sumiço de vacinas na Santa Casa de Limeira também foi abordado no encontro. A vereadora Terezinha Guarnieri (PL), que trabalhou mais de 45 anos no local, acompanha de perto os desdobramentos do caso. Ela informou que há uma previsão de que a investigação traga resultados dentro dos próximos 10 ou 15 dias e citou que a Santa Casa não descarta que possa ter ocorrido um erro de contagem das doses recebidas.

PROTESTO CONTRA DORIA
O Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp) realizou, na manhã desta quinta-feira, um ato na capital contra o anúncio do governador João Doria (PSDB), que colocou o estado todo na Fase Vermelha, mas deixou as escolas abertas. Na opinião do sindicato, o governador coloca em risco estudantes, profissionais da educação e toda comunidade escolar. O ato teve concentração no MASP, com número de pessoas controlada e protocolos de segurança. Depois, os professores seguiram em carreata para a sede da Secretaria Estadual de Educação, na Praça da República, onde aconteceu uma homenagem aos 24 profissionais da educação que perderam suas vidas desde o início das do ano letivo presencial.

SEM PREVISÃO
A Comissão de Educação da Câmara de Limeira visitou, na quarta-feira, a creche do Residencial Morada das Acácias. Os vereadores foram acompanhados pela diretora da creche, Carolina Linhares Lazarini. O Centro Infantil Professora Márcia Helena Baldove Bettoni possui seis salas de aula, que vão do Berçário 1 (B1) ao Maternal 2 (M2), com capacidade para atender até 120 crianças. Atualmente, o local atende 55 alunos, de forma remota. Segundo a diretora, a inauguração do centro infantil estava prevista para 2020, porém, devido à pandemia, foi adiada e ainda não há previsão para a inauguração para atendimento presencial. Ela apontou que são necessários alguns reparos para poder receber as crianças de forma presencial, como para viabilizar a instalação do gás na cozinha para o preparo de refeições. Outro ponto é fragilidade da segurança do local, que já foi alvo de furtos no passado.

TROCAS EM COMISSÕES
Em ato baixado na terça-feira (02/03), o presidente da Câmara Municipal de Limeira, Sidney Pascotto (PSC), o Lemão da Jeová Rafá, promoveu oficialmente as substituições solicitadas para as comissões permanentes. João Antunes (Podemos), o Bano, substitui Tatiane Lopes (Podemos) na Comissão de Orçamento; Constância Félix (PDT) foi para a Comissão de Educação no lugar de Isabelly Carvalho (PT); a petista foi para a Comissão de Direitos Humanos no lugar de Bano; e Tatiane foi para o lugar de Constância na Comissão de Meio Ambiente.

MARIA SOLDADO
“Bano” apresentou ontem um projeto para, segundo ele, corrigir um erro crasso quando da aprovação de uma proposta de nome de logradouro. Em 2018, foi sancionada lei para homenagear Maria Soldado, figura histórica de Limeira. Só que o projeto considerou o nome da homenagem como Maria José Bezerra, e não Maria José Barroso. “Bano” cita que a própria Prefeitura de Limeira, nas homenagens aos soldados limeirenses da Revolução de 1932, lembra Maria Soldado com o sobrenome Barroso. Existe, inclusive, uma rua com este nome na Vila São Roque.

ERROS LEGISLATIVOS
A homenagem original partiu em proposta apresentada pelo então vereador Wilson Cerqueira (PT), em parceria com o Cidadão Legislador José Galdino de Souza Clemente, no ano de 2015. O projeto foi aprovado e a lei foi sancionada pelo prefeito Paulo Hadich (PSB), sem que ninguém se atentasse ao erro. Ao assumir a Prefeitura, Mario Botion teve encaminhou novamente o processo à Câmara para as adequações. O projeto passou por todas as comissões, foi aprovado e, mesmo assim, ninguém se manifestou na correção do erro. Nova lei foi sancionada, promulgada e publicada com o nº 6.102, de 17/10/2018 e sem as correções, informa Bano.

FEITOS MARCANTES
E quem foi Maria José Barroso, que dará nome à uma rua no Condomínio Industrial Duas Barras? Uma mulher negra, nascida em Limeira que se destacou por ter lutado pela causa constitucionalista na revolução de 1932. “Seus feitos na época foram tão marcantes que, por ocasião do Jubileu de Prata da revolução, ela foi escolhida como ‘mulher símbolo de 32’, considerada a mais alta honraria que uma mulher podia almejar”, explicou o parlamentar. O novo projeto vai tramitar pelas comissões da Câmara de Limeira.

HOMENAGEM A PM
Na última terça-feira, no 36° Batalhão de Limeira, ocorreu a solenidade de Valorização do Policial Militar. No evento, foi concedida ao Cabo PM Delfino a medalha “Combatentes da Força Pública” em reconhecimento aos serviços prestados à sociedade e à história militar de forma honrosa e digna. Coordenador de Trânsito de Iracemápolis, Silvio Cesar Rodrigues de Godoy foi padrinho do militar e entregou a honraria. “Faz 15 anos que ele atua em Iracemápolis e desempenha seu trabalho tanto no administrativo quanto nas ruas, fazendo a diferença em nossa cidade e merece esse reconhecimento”, disse.

FOCO NO JOVENS
Os vereadores Sérgio Balthazar (PT) e Diego Fabiano de Oliveira (MDB) protocolaram indicação na Câmara Municipal de Cordeirópolis sugerindo ao Executivo uma forte campanha de conscientização para jovens e adultos, de 15 aos 39 anos, sobre a Covid-19 e sua nova variante. Na justificativa, eles estimam que a cidade tenha mais de 10 mil pessoas nesta faixa etária. “É imprescindível buscar informá-los dos efeitos colaterais de seus atos de descuido e torná-los ‘fiscalizadores’ de seus círculos sociais”, dizem.

APRENDIZ GESTANTE
O Projeto de Lei 389/21, protocolado na Câmara dos Deputados, veda a dispensa arbitrária ou sem justa causa à aprendiz gestante desde a confirmação da gravidez até cinco meses após o parto. O texto em análise na Câmara dos Deputados insere a medida na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Hoje a Constituição já prevê a estabilidade no emprego à empregada gestante, e a Súmula 244 do Tribunal Superior do Trabalho (TST) garante o emprego da trabalhadora gestante contratada por prazo determinado. O deputado Carlos Bezerra (MDB-MT), autor do projeto, diz que juízes trabalhistas têm entendido que a súmula do TST não vale para os contratos de aprendizagem. O parlamentar discorda. Contrato de aprendizagem é o contrato de trabalho especial, por prazo determinado, para maior de 14 anos e menor de 24 anos inscrito em programa de aprendizagem e formação técnico-profissional.​

VIU NAS REDES?

“Hoje assumi a cadeira na Comissão de Meio Ambiente. Estou como relatora de 3 processos: 1 sobre a BRK,1 sobre maus tratos e 1 de sobre “bolsa” ração para munícipes. Estaremos analisando os processos. Além disso, pedimos vistas numa denúncia sobre o Bem Estar Animal”

Mensagem publicada nas redes sociais pela vereadora Tatiane Lopes (Podemos), que estreou ontem em nova comissão da Câmara Municipal de Limeira

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.