Prevenção: no verão os casos de dengue aumentam e podem ser evitados

O início do ano é uma época que requer cuidado redobrado com os locais que acumulam as águas das chuvas e contribuem com a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor dos vírus da dengue, zika, chikungunya e febre amarela.

A médica infectologista da Unimed Limeira, dra. Maria Beatriz Bonin Caraccio, destaca que esse cuidado de evitar acumulo de água parada é um meio de prevenção conhecido, mas que precisa ser lembrado e praticado diariamente.“Chuvas frequentes com intervalos de calor, comuns nesse período, lixos, entulhos, pneus, garrafas e objetos que acumulam água parada, tudo isso forma um cenário perfeito para a criação do mosquito transmissor”, reforça a infectologista.

Dr. Maria Beatriz explica que os vírus da dengue são de quatro tipos diferentes. Segundo ela, é importante saber que quando o mosquito infecta uma pessoa, ela fica imune posteriormente apenas para aquele vírus. Mas ela pode contrair ainda os outros tipos e caso ocorra um segundo ou terceiro contágio, há maiores riscos para casos mais graves, por exemplo, a dengue grave que pode ocasionar o óbito.

Fonte/Ilustração: Unimed Limeira

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.