Piscinão do Mercadão: obra de R$ 24 milhões será feita em 7 etapas em Limeira

Consideradas essenciais antes do início da reconstrução do Mercado Modelo (Mercadão) de Limeira, as obras de galerias vão começar neste semestre no Centro. A empresa Romaréllo Terraplenagem e Construção foi declarada a vencedora da licitação e executará os serviços no valor de R$ 24,5 milhões.

O objetivo da Prefeitura é a recuperação das galerias e adequações no entorno do Mercadão para melhorar a drenagem de água da chuva. A região tem histórico de enchentes e vistoria técnica no local indicou presença de trincas, infiltrações e corrosões em estruturas de concreto. Daí a necessidade de fazer reforços, recomposição e proteção dessas estruturas.

Além da construção de um “piscinão” com capacidade para armazenar 5 milhões de litros de água, que ficará sob o estacionamento do Mercadão, o projeto prevê a recuperação e ampliação da “piscininha”, terreno na esquina entre as ruas Duque de Caxias e Barão de Campinas.

Também haverá construção de galeria na Duque de Caxias, com implantação de novas “bocas de leão” (bueiros), que vão direcionar as águas ao “piscinão” do Mercadão. Serão sete etapas:

  • Inserção de tubulação (ligação até a “piscininha”)
  • Reparos gerais na galeria superior (início na Av. Ana Carolina de Barros Levy)
  • Reparos gerais na galeria inferior (antiga)
  • Construção de galeria na Rua Duque de Caxias
  • Construção de “piscinão” sob o estacionamento do Mercadão
  • Recuperação da “piscininha” (capacidade de 3,5 milhões de litros de água)
  • Obras complementares na área do Mercadão

O prazo de execução de todo o trabalho é de 12 meses, contados a partir da emissão de ordem de serviço. A empresa responsável deverá comunicar a Prefeitura sobre os trabalhos que exigirem intervenções no trânsito. A Secretaria da Mobilidade Urbana vai reorientar o tráfego de veículos na região para evitar maiores transtornos.

As obras serão custeadas com recurso da Caixa Econômica Federal, obtido por meio da linha Finisa. Declarada vencedora, a Romaréllo precisa apresentar, agora, a composição analítica de preços. Cumpridas as obrigações, o contrato será assinado para posterior emissão de ordem de serviço e início das obras.

Destruído em incêndio no dia 12 de abril de 2020, o Mercadão será reconstruído no mesmo local após o término das obras nas galerias.

Fotos: Reprodução

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.