Limeira compra mais botões do pânico e amplia proteção às vítimas de violência

Limeira, por meio do Ceprosom, comprou mais aparelhos do “Botão do Pânico” – dispositivo concedido às mulheres vítimas de violência, que possuem medida protetiva determinada pela Justiça. O anúncio foi feito na reunião da Rede Elza Tank de Atendimento Integrado à Mulher em Situação de Violência, nesta quarta-feira (13), na Prefeitura.

Quando acionado pela mulher, o dispositivo emite um alerta que é captado pela Central de Operações da GCM. Imediatamente, a viatura mais próxima é destacada para socorrer a vítima. Por questões de segurança, o programa não divulga o número de mulheres atendidas.

A rede de proteção em Limeira tem a estrutura ampliada nos últimos anos com diversos órgão e poderes – no Legislativo, por meio de leis e indicações; o Executivo que tem competência para mobilizar a estrutura do Município e realizar compras, como as de mais dispositivos e contratações; e o Judiciário, por meio do Anexo de Violência Doméstica, onde estão concentrados os casos de vítimas de violência, que devem ter atenção para a agilidade processual necessária; além de entidades e outras instituições envolvidas.

“O Botão do Pânico é um importante instrumento para prevenir a reincidência dos casos de violência contra a mulher e agilizar o atendimento à vítima”, disse o prefeito Mario Botion no encontro. A vice-prefeita Erika Tank lembrou das diversas cidades que visitam Limeira para conhecer as ações da Rede, a qual ela esteve à frente desde o período de vereança. “O trabalho que realizamos aqui é referência para outros municípios”, disse.

Vítimas devem denunciar seus agressores. O registro de ocorrência é a porta de entrada para toda a estrutura da rede de proteção.

Foto: Prefeitura de Limeira

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.