Hortolândia é o maior fornecedor nas compras públicas de Limeira

O Observatório Social do Brasil (OSB) Limeira lançou na noite desta quarta-feira (21) um painel inteligente que reúne dados das compras públicas realizadas pelo Município nos últimos quatro anos. Batizada de “Licitação Transparente”, a ferramenta mostra, por exemplo, que Hortolândia foi a cidade onde Limeira mais realizou compras entre 2018 e 2021.

O evento de lançamento da ferramenta ocorreu por meio de uma live que reuniu Luciano Faber e Raul Groppo, respectivamente presidentes do Conselho de Administração e do Conselho Consultivo do OSB-Limeira, Valter Koppe, vice-presidente para Assuntos de Controle Social do OSB-Limeira, e do consultor de business intelligence (BI) Johanny Tetzner, que representou a equipe da Solutions BI, empresa parceira na construção dos painéis.

O painel já está disponível à população e permite a análise de dados que também podem ser consultados, por exemplo, no Portal da Transparência do Executivo municipal. Porém, a pesquisa no portal público é complexa. “Os painéis do Licitação Transparente, além de facilitarem essa compreensão, ainda vão além, trazendo preços, sazonalidade das compras, quantidades adquiridas e quais os fornecedores que venderam para a administração municipal. Isso vai empoderar o empresariado local para um novo modelo de negócios, voltado às licitações, além de permitir uma fiscalização mais rigorosa por parte dos vereadores e de toda a sociedade”, explicou Faber.

A ferramenta mostra que 84,7% das compras pública feitas pelo Município, no período mencionado, são de fora; 15,47% são de fornecedores de Limeira, 0,41% é de pessoa física e 0,04% de fornecedor sem município declarado na Receita Federal do Brasil. No total, entre 2018 e este ano, foram feitas compras de 253 municípios e valor alcançou R$ 671 milhões, resultado da aquisição de 9.100 itens.

Para Groppo, o Licitação Transparente possibilita aos empresários pesquisarem por sua área de atuação de maneira simples e ágil. “Eles poderão saber de fato como está o seu setor, o que seus concorrentes estão fornecendo. Limeira é hoje uma cidade que paga em dia, então vender para a Prefeitura é uma boa oportunidade para o empresariado local, que, além de tudo, praticará a cidadania ao manter os investimentos no município, o que colabora para o desenvolvimento de todos os segmentos da nossa sociedade”, descreveu.

Tetzner informou que foram cinco meses de desenvolvimento do projeto. “Um trabalho árduo para consolidar dados vindos das mais diferentes fontes em uma única ferramenta de Business Intelligence, mas conseguimos um resultado em que os usuários terão a melhor experiência para consultar dados que ajudarão a manter investimentos em nosso município”, resumiu.

A ferramenta será atualizada mensalmente e pode ser acessada no link https://osblimeira.org.br/licitacao-transparente ou clique aqui.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.