Fórum em Limeira sobre trabalho infantil reúne pesquisador e procuradora do MPT

O Teatro Nair Belo, no Parque Cidade em Limeira, recebe o Fórum de Direitos Humanos nesta quarta-feira (29/06), com o tema “O cenário atual do trabalho infantil”. Os debates ocorrerão das 13h30 às 16h30. O evento é uma realização do Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente de Limeira “David Arantes” e da Comissão Municipal de Erradicação do Trabalho Infantil (Cometil).

Os palestrantes serão Marcos Hister, mestre em Trabalho, Saúde e Ambiente, graduado em administração, técnico em segurança do trabalho e professor pesquisador que cursa psicanálise, e Regina Duarte da Silva, procuradora do trabalho da 15ª Região e coordenadora regional da Coordenadoria Nacional de Combate da Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (CoordInfância).

A mediadora será Dayane Cerigatto, abordadora social do Cedeca Limeira, promotora legal popular e defensora da dignidade da vida. Segundo o Cedeca, o fórum é um “momento para que se possa dialogar sobre a necessidade de fortalecimento de políticas públicas para o enfrentamento dessa situação”. A entidade lembra que a problemática do trabalho infantil sempre esteve presente na sociedade, mas a pandemia da Covid-19 agravou as situações de insegurança alimentar, fome e desemprego.

Em 12 de junho, Dia Mundial do Enfrentamento e Combate ao Trabalho Infantil, equipe do Cedeca localizou 16 crianças e adolescentes atuando em semáforos de Limeira durante o Serviço de Abordagem Social Infanto-Juvenil. A entidade expôs o drama e alertou sobre a realidade local, como mostrou o DJ.

O trabalho é proibido para qualquer pessoa abaixo dos 16 anos, sendo que, a partir dos 14 anos, são permitidas apenas atividades na condição de aprendiz. A prática do trabalho infantil ilegal pode ser denunciada pelos canais Disque 100, ou ainda, por meio do Conselho Tutelar, pelos números: 08007740350, 3443-4426 e 3443-4545.

Foto: Divulgação (Teatro Nair Belo)

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.