Fiscalização multa duas agências bancárias em Limeira por descumprir tempo de espera

Nas últimas ações fiscalizatórias em agências bancárias, a Prefeitura de Limeira multou dois estabelecimentos por descumprirem o tempo previsto em lei. Serão penalizadas as agências do Banco do Brasil na Praça Dr. Luciano Esteves e do Banco Mercantil do Brasil, na Rua Dr. Trajano de Barros Camargo, ambas no Centro.

Os dados foram informados em resposta ao vereador Dr. Júlio César Pereira dos Santos (DEM), que fez cobranças públicas criticando a demora em agências bancárias da cidade. As fiscalizações ocorreram entre os dias 26 e 28 de outubro e nos dias 23 e 29 de novembro.

A Prefeitura lembrou que o cidadão pode denunciar o descumprimento da legislação, no prazo de 72 horas, no Serviço de Fiscalização Tributária da Secretaria de Fazenda, munido da senha de atendimento com horário de chegada e horário de atendimento. O tempo de espera dos clientes nas agências bancárias deve ser de 20 minutos em dias normais e 40 minutos em véspera ou após dias de feriados prolongados.

Foram fiscalizados 22 estabelecimentos bancários, sendo que dois foram notificados por estarem com a licença vencida (Certificado de Licenciamento Integrado). A agência do BB sofreu dois autos de infração, que totalizam R$ 2,4 mil. Já a unidade do Banco Mercantil também levou dois autos de infração, em um total de R$ 3,4 mil.

Em novembro, denúncias que chegaram ao gabinete do vereador apontam que algumas agências bancárias e postos de atendimentos de serviços públicos – sem especificação de nomes – vêm burlando o sistema. “O cliente, ao chegar para ser atendido, encontra uma grande fila, geralmente formada no exterior da respectiva agência. Esta fila, todavia, serve para que a pessoa retire o bilhete da senha, e não para ser diretamente atendida. Em outras palavras, criou-se uma fila para a retirada da senha”, explicou.

De acordo com o parlamentar, somente depois de um grande tempo de espera é que o cidadão consegue a senha e aí sim ser atendido. “Somando-se ao tempo anteriormente de espera, temos facilmente situações em que o cidadão aguarda mais de uma hora para ser atendido!”, apontou o vereador.

Foto: Reprodução Internet

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