Diocese de Limeira determina missas apenas pelas redes sociais

O bispo da Diocese de Limeira, Dom José Roberto Fortes Palau, expediu nesta sexta-feira novas orientações às igrejas durante o período da Fase Emergencial do Plano São Paulo, que suspendeu a realização de atividades religiosas coletivas, como missas, a partir de segunda-feira, dia 15.

As paróquias que integram a Diocese devem suspender as atividades presenciais desta data até 30 de março. No período, elas devem transmitir as missas pelas redes sociais sem a presença de fiéis, como já foi feito no ano passado. A orientação é que as paróquias tenham equipes reduzidas durante a transmissão.

Eventos com aglomerações, como formações, encontros, cursos e reuniões das pastorais, devem ser temporariamente suspensos, podendo ser realizados de maneira remota. “Aconselhamos aos fiéis que participem das santas missas acompanhando através das redes sociais de suas paróquias”, salientou o bispo.

Quanto ao atendimento aos doentes, os sacerdotes devem atender os casos graves, quando forem solicitados, sempre observando as necessárias medidas preventivas de saúde. As visitas aos doentes, realizadas pelos ministros extraordinários da sagrada comunhão, devem ser suspensas.

Não se deve, porém, deixar de fazer contato por telefone e outros meios para garantir o acompanhamento, proximidade e a oração por eles. “Em relação às Exéquias, os sacerdotes assumam a tarefa, onde for possível manter a segurança para os que tomam parte da celebração”, diz o documento.

Quanto aos batizados e casamentos, eles serão adiados por tempo indeterminado. Para os casamentos que não possam ser adiados, o bispo pede para que haja o diálogo entre os noivos e o pároco de modo que a celebração se realize sem contrariar as determinações das autoridades. Com relação à Missa dos Santos Óleos e às celebrações da Páscoa, a Diocese fará um comunicado mais próximo das datas.

As igrejas podem ficar abertas durante o dia, permitindo que as pessoas possam ter seus momentos de oração, sem aglomeração de fiéis em seu interior.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.