Covid: Limeira chega a 600 mortos, mais jovens internados, mas sem confirmação de nova cepa

Limeira chegou nesta terça-feira (20) à triste marca de 600 pessoas mortas pela Covid-19. Neste mesmo dia, a Secretaria de Saúde informa que 100% dos leitos clínicos da Unidade de Referência Coronavírus (URC) estão ocupados. Neste ano, mais jovens são vítimas ou têm o agravamento da doença, possivelmente devido à mutação do vírus, como já foi citado por médicos e outras autoridades. No entanto, a Prefeitura informou que ainda não há confirmação oficial de nova cepa.

A confirmação se dá por sequenciamento genético de amostras de pacientes. Apesar dos indícios, com a velocidade das transmissões e pacientes mais graves, não é possível afirmar a circulação de novas variantes.

Em vídeo da Prefeitura de Limeira (veja aqui) nesta terça-feira (20), o diretor técnico da Humanitária, Paulo Hansen Martins, fala que, após um ano da criação do atendimento de excelência para atendimento de pessoas com Covid em Limeira, o sistema está à beira do esgotamento, com a lotação dos leitos, assim como os outros hospitais que passaram a receber seus próprios pacientes, apesar da junção de esforços para a URC no início da pandemia. “Isso quer dizer que se você tiver um parente ou você mesmo tiver um infarto, ou outra patologia que necessite internação em leito de UTI ou até em leito de enfermaria, estamos próximos do momento em que esse atendimento corre o risco de não poder ser dado”.

Em outro vídeo (veja aqui), a fisioterapeuta da URC, Fernanda de Oliveira Machado, implora para que os jovens se conscientizem e se cuidem. “Estamos com muitos jovens internados”.

Atualização nesta terça

Foram confirmadas oito mortes nesta terça-feira: seis homens (sendo dois com 52 anos e os demais de 40, 62, 63 e 72) e duas mulheres (65 e 91 anos). Há, ainda, nove óbitos suspeitos em investigação, sendo três novos registros hoje: dois homens, 78 e 79 anos, e uma mulher de 74.

A Secretaria de Saúde também informou que mais 151 casos foram confirmados hoje. Com eles, Limeira tem 26.871 casos confirmados ao todo. Desses, 26.153 pessoas estão recuperadas e 118 se recuperam internadas – há, ainda, 31 pacientes de outras cidades internados em Limeira. Os profissionais da saúde com confirmação para coronavírus são 1.064.

Na URC, há 85 internados (ocupação de 81%). Desses, 35 estão em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) – ocupação de 87,5% -, 48 em leitos clínicos (ocupação de 100%) e dois em leitos de suporte ventilatório (emergência).

Considerando-se os leitos gerais (URC + hospitais), a UTI tem ocupação de 74%, com 125 internados, e a enfermaria, 82,7% de ocupação, com 259 internados. Ao todo, são 384 pessoas internadas em Limeira, sendo que 149 têm confirmação para Covid-19.

Foto: Adilson Silveira/Prefeitura de Limeira

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.