Conselho para o início da advocacia

Por Roberson Vinhalli

Se você não tem advogados em sua família, não possui um sobrenome forte no segmento, muito menos nasceu em “berço de ouro”, este artigo é para você que, assim como eu, teve que ralar para aprender muitas coisas na prática.

O exercício da advocacia gera um certo receio para nós, iniciantes (sim, me enquadro nos iniciantes, pois irei para o meu terceiro ano advogando), pois, logo após pegar a tão sonhada carteira vermelha da OAB nas mãos, vem a maior dúvida: O que eu faço agora?

Bem… indo direto ao ponto, pude observar vários detalhes que fazem a diferença e aqui vão algumas dicas:

1) ESTUDE!

O Prof. Evinis Talon tem um bordão que é muito real: “Na dúvida, estude”. Acredite, não teria dica mais valiosa do que esta para iniciarmos. Além disso, já ouviu aquela velha frase “a advocacia está muito saturada”? Isto faz com que iniciemos a advocacia já com um grande pessimismo em relação ao futuro.

Entretanto, a realidade nua e crua é que há muitos advogados, mas, pouquíssimos especialistas e muito menos especialistas realmente bons profissionalmente. Quando você estudar muito para exercer a sua advocacia, seja qual seara tiver escolhido, verá que, na verdade, a concorrência se torna muito menor quando você se destaca pelos seus estudos e pela sua competência.

2) Marketing NÃO é tudo!

Não caia nessa de comprar cursos de marketing jurídico no início da sua advocacia. Se você tiver uma grana sobrando, o que não é o caso da maioria dos recém-aprovados no Exame de Ordem, invista em conhecimento, cursos práticos. É o melhor que você pode fazer por você no início.

Todos os seus clientes permanecerão fiéis a você, recorrendo ao seu trabalho, se você FIZER UM EXCELENTE TRABALHO e não por você ser popular.

Alguns clientes recorreram a mim decepcionados com os grandes “figurões” do Direito da cidade. Outros viram um embate de “Davi contra Golias”, onde o “Davizinho” que contrataram venceu o “Golias” do outro lado, na base do conhecimento e da técnica.

3) REDES SOCIAIS

Hoje as redes sociais têm sua importância. É inegável! São imprescindíveis! Porém, não é tudo. Você vai perceber que dancinhas de Tik Tok, fotos profissionais em Instagram e outros auxílios ajudam e muito a alavancar os seus seguidores. Sim… seus seguidores, pois nem sempre seguidor é cliente e vice-versa.

Em se tratando de internet, os clientes que vieram a mim através desta ferramenta foram pelo JUSBRASIL ou pelo MIGALHAS. Dificilmente alguém vem impressionado com o quadro na parede ou com a típica foto de braços cruzados encostado em uma mesa de R$ 12 mil (até porque não possuo uma mesa assim).

4) SEJA um bom advogado, não apenas PAREÇA ser um bom advogado

Tudo tem seu lugar e valor. Se você tem condições de investir em marketing, invista. Se tem condições de investir em fotos profissionais, invista. Se você pode pagar por muitos cursos, logo de início, pague, estude… Mas nunca se esqueça: seu cliente quer um bom advogado e não apenas algum que apenas pareça um bom advogado.

Infelizmente é muito comum encontrar clientes decepcionados com os serviços prestados por outros colegas. Isso acaba manchando a classe, sujando a tão nobre reputação da advocacia. Mas é uma realidade!

5) Seja responsável e proativo

Parece óbvio dizer isso, mas não é! Muitos advogados ainda perdem prazos, o cliente cansa de mandar mensagens ou até mesmo ligar e não é respondido, andamentos e decisões importantes não são comunicadas, etc.

Embora o fluxo de clientes e demandas processuais vá aumentando com o tempo, no início da advocacia você terá muito mais possibilidades e momentos disponíveis para dar um retorno ao cliente ou até mesmo se antecipar, antes que ele pergunte: “como vai o processo?”.

Há clientes que se queixam de terem processos que já ultrapassaram um ano “nas mãos” de certos colegas, entretanto, estes mesmos colegas NUNCA sequer falaram com o cliente. Sempre terceiros que falam, se comunicam.

Se você enviar uma mensagem inesperada ao seu cliente comunicando o andamento do processo, pode ter certeza que ele vai entender isso como um grande respeito à sua causa e você ganhará muito com isso.

6) NUNCA prometa resultados!

Sim, há advogados que fazem isso todos os dias. Vale lembrar que o art. 8º do Código de Ética e Disciplina da OAB, dispõe:

Art. 8º O advogado deve informar o cliente, de forma clara e inequívoca, quanto a eventuais riscos da sua pretensão, e das consequências que poderão advir da demanda.

A advocacia é atividade MEIO, e não FIM. Por isso, jamais prometa resultados aos clientes. A famosa frase “é causa ganha, né?” jamais pode ser respondida afirmativamente.

Eu costumo responder que não estou vendendo produtos ou resultados, mas estou ofertando o meu trabalho em prol da causa do cliente e o que posso garantir é que meu trabalho será exercido da melhor forma possível e com excelência.

Sempre alerte o cliente sobre os riscos da demanda. Você pode pensar até que vai “perder contratos” se você fizer isso. Entretanto, muito pelo contrário! O seu cliente irá preferir não ser surpreendido por contras e dissabores que possam advir da demanda do que ser iludido caso a demanda tenha muitos riscos e você, como advogado, não informou.

Se o cliente procurar o famoso “Dr. Causa Ganha”, pode ter certeza que, amanhã, ele vai retornar ao seu escritório com as lamentações de uma irresponsabilidade profissional.

A boa notícia é que você terá o seu trabalho ainda mais valorizado se, mesmo com riscos da demanda, a ação for procedente ou a defesa for acolhida, e o cliente já tiver ciência dos riscos desde o início.

Óbvio que me refiro a demandas que possuem altos ou consideráveis riscos. Há demandas que sabemos que a chance de êxito é enorme, mas, ainda assim, vale salientar ao cliente a possibilidade de não acolhida dos pedidos, não procedência, etc.

7) NETWORKING

Faça parcerias, construa pontes e amizades. Para quem está iniciando na advocacia, é quase impossível caminhar sozinho. Estabeleça parcerias com outros colegas que trabalham tanto na mesma seara que você, como em outras.

Conheça profissionais, faça amizades, construa pontes!

Você poderá ter dúvidas, necessitar de apoio, etc. É muito importante que tenha pessoas mais experientes para te auxiliar neste momento. Hoje em dia há comunidades inteiras voltadas a este fim, com advogados dos níveis iniciantes aos mais experts.

Como atuo na área criminal, posso indicar, por exemplo, a comunidade MINDJUS CRIMINAL, que muitas vezes me socorreu em momentos em que somente a prática poderia socorrer

Por fim, espero ter contribuído com essas dicas e que você se sinta mais seguro para iniciar a sua advocacia. Desejo a você muito sucesso, muitos clientes e honorários!

Roberson Vinhali (vinhali@adv.oabsp.org.br) é advogado e pós-graduando em Direito Processual Penal e pós-graduado em Advocacia Consumerista. É membro da comunidade MindJus Criminal, membro do International Center For Criminal Studies e membro da Comissão de Defesa do Consumidor da 35ª Subseção da OAB em Limeira/SP.

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