“A Lista do Juiz” mostra caçada para interromper vingador em série

Tem graça ler um livro em que o potencial assassino é revelado logo nas primeiras páginas? Tem sim! “A lista do juiz”, lançado em novembro pela Editora Arqueiro, é escrito de maneira hábil por John Grisham, mestre dos thrillers jurídicos que traz um suspeito incomum: um juiz.

O próprio autor lembra que, na história dos EUA, nenhum juiz foi acusado ou condenado por assassinato – lá, o juiz é eleito pelo povo, diferentemente do Brasil. Em sua mais recente ficção, Grisham suspende o mistério acerca de autoria e foca sua trama na delicada investigação que leva a um desfecho alucinante.

A personagem central é Lacy Stoltz, uma advogada que atua como investigadora na Comissão de Justiça da Flórida. Ela é procurada por Jeri Crosby, que faz uma denúncia um tanto surreal. Seu pai foi morto há muito tempo, em um crime sem solução. Contudo, ela nunca desistiu de apurar e apontou o autor: um juiz.

A investigação autônoma da mulher aponta mais: o suspeito é um serial killer que fez, além do seu pai, outras vítimas. E todas tinham um ponto comum: em algum momento, elas cruzaram o caminho do magistrado e trouxeram incômodo a ele. Frio e paciente, ele decidiu partir para a vingança mais cruel, nem que precisasse esperar décadas para achar o momento ideal para concretizá-la.

Com a premissa dada, o leitor pode se perguntar o que esperar ao longo das mais de 300 páginas. Para buscar justiça, é necessário haver provas. A investigação precisa vasculhar casos antigos e ligar evidências, tudo com muita discrição. Do outro lado, está alguém que sabe como funcionam perícias, inquéritos policiais e a lei. E conforme Lacy se aproxima, o juiz também age.

Repleto de diálogos rápidos, o livro é escrito de forma elegante por Grisham e não há passagens enfadonhas. Grisham propõe e entrega um thriller jurídico que vale a pena!

Avaliação
Nota: 8/10

Título: A Lista do Juiz (The Judge’s List)
Autor: John Grisham
Editora: Arqueiro
Páginas: 320
Gênero: Thriller, suspense, thriller jurídico
Ano de Lançamento: 2022

Foto: Reprodução

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.