A arte no universo feminino

Por João Geraldo Lopes Gonçalves

A coluna desta semana é a última de temáticas em função do mês dedicado às mulheres. Buscamos tratar de temas que envolvem a legislação mais atual, concepções relacionadas a inclusão das mulheres e experiências de militância como o das promotoras populares legais.

Vamos encerrar com um que lemos, ouvimos e vimos de arte e cultura durante este mês. A cada texto, desde sua pesquisa, passando por sua redação, correção e edição, estávamos entretidos com muita arte para mentalizar as ideias.

Destacamos algumas obras. Vimos e ouvimos muita coisa. Mas utilizamos do critério dos mais próximos da realidade e de nossa visão de mundo. Vamos então:

SÉRIES
Bom Verônica: Serie da Plataforma Digital Netflix de 2020. Produção nacional em sua primeira temporada, mostra a luta de uma policial para desvendar casos de violência as mulheres e se defronta com a corrupção nas instituições, inclusive na polícia. Destaque para a protagonista a atriz Tainá Muller.

Moxie – Quando as Garotas vão à luta: Outra produção da Netflix que altera o conceito de filme adolescente com temas “inocentes”. A história de uma garota que cria um fanzine (jornal) anônimo para combater o machismo e a violência contra as mulheres de seu colégio. Temas como assédio, estupro e claro feminismo são discutidos magistralmente. Um longa-metragem espetacular.

CLIPES/SINGLE
Marina Silva: cantora, compositora e musicista de Rio Claro, lançou no ano passado o álbum O Caótico Jazz Tropical. E recentemente a canção O Que vem de Macho não me atinge, virou um vídeo clipe divertido e necessário. Está no Youtube da artista. Conta como homens tratam mulheres nas redes sociais.

Tassia Guarnieri: A cantora, compositora e atriz de Rio Claro, lançou em 2019 no Show Força Mulher com interpretações todas do universo feminino. Neste mês de março, a canção autoral em parceria com Nati Cabau, o clipe do single Força Mulher. Disponível em todas as plataformas digitais.

LIVE
O cantor, compositor, arranjador e professor Emanuel Massaro de Limeira, tem durante a pandemia realizado todos os sábados lives musicais. No último dia 20 de março, em parceria com a cantora Debora Vidoretti, prestou uma homenagem a Elis Regina. O vídeo você encontra no perfil do Facebook do artista.

LIVRO
Em setembro a editora Boitempo lançará no Brasil a obra da Italiana Silvia Federici, Mulheres e Caça às Bruxas. Enquanto isso, está disponível no site da Editora em PDF (Gratuito) o Capítulo: A História Oculta da Fofoca. Silvia foi pioneira nos anos 70 na luta pelo salário e regulamentação do trabalho das domésticas.

DISCOS
Toda a obra de Elza Soares. Mas destaco para entender o emponderamento feminino da cantora os três últimos: Planeta Fome (2019), Deus é Mulher (2018) e A Mulher do Fim do Mundo (2015).

João Geraldo Lopes Gonçalves – Janjão – é escritor, consultor político e cultural.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.