Vereadora quer lei para obrigar consultórios em Limeira a disponibilizarem cadeira de rodas

Projeto de lei protocolado nesta semana, de autoria da vereadora Lu Bogo (PL), obriga clínicas médicas, consultórios e laboratórios públicos e particulares em Limeira a ofertarem cadeiras de rodas para uso de pacientes com deficiência ou com dificuldade de locomoção.

O texto exige que as cadeiras estejam à disposição dos pacientes que necessitarem, sendo distribuídas em dependências e locais apropriados, próximo ao estacionamento, na entrada das instituições e em áreas internas de circulação.

Se aprovada a regra, os estabelecimentos deverão afixar em suas dependências internas, inclusive nas garagens, cartazes ou placas que indiquem a existência de cadeiras de rodas no local e onde se encontram disponíveis aos seus usuários.

Na justificativa, a parlamentar diz que estes locais de saúde, público ou particular, têm por dever garantir a acessibilidade do ambiente para seus pacientes. “É um cuidado que deverá ser permanente, pois todos os pacientes possuem o mesmo direito, devendo ser tratados de forma igualitária e conforme a suas necessidades”.

A cidade já tem regras que obrigam a oferta de cadeiras de rodas, mas conforme o gabinete da vereadora, não havia uma específica para estabelecimentos de saúde.

A proposta deverá passar pelas comissões e, após os pareceres, encaminhada ao plenário para votação.

Foto: Freepik

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.