Transmissão entre familiares preocupa Cordeirópolis; mãe e filha estão intubadas

Cordeirópolis alcançou números recordes em internações por Covid-19 e também de pessoas que são monitoradas pela Secretaria de Saúde do Município. A informação foi divulgada nesta quarta-feira (19), durante entrevista coletiva, e o prefeito José Adinan Ortolan (MDB), que também chamou a atenção para as contaminações entre familiares.

Adinan informou que desde o início da pandemia o Município registrou 61 óbitos, e que os números de internações e de pessoas monitoradas preocupam. “São 27 pessoas internadas, número recorde. Há quase 700 pessoas em monitoramento, outro recorde. A pandemia está longe de ser controlada e a situação está difícil. A nova cepa e a flexibilização geraram esse resultado”, avaliou.

O prefeito chamou atenção para outra situação: contaminação entre pessoas da mesma família e do mesmo ambiente de trabalho. No final de semana, conforme mostrado pelo DJ, uma mulher de 63 anos e seu filho, de 45, morreram em decorrência do coronavírus. “Atualmente, temos um caso de mãe e filhas intubadas. É muito importante que as pessoas usem máscara. Identificamos muitas contaminações decorrentes do ambiente de trabalho e de confraternizações familiares, mesmo as mais simples. São nesses ambientes que as pessoas devem usar a máscara”, completou.

Gabriela Leme Lamana, Coordenadora de Programas de Saúde, atualizou o boletim epidemiológico. Das 27 pessoas internadas, 12 estão intubadas – uma delas entrou na estatística durante a entrevista coletiva. São 676 pacientes com Covid-19 que são monitorados.

Do total de óbitos, a maioria (33) ocorreu neste ano, ou seja, em cinco meses o número já é maior do que o volume registrado em todo o ano passado. “Há falta de entendimento das pessoas da falta de uso da máscara, da higienização e da participação de pessoas em encontros. Se você puder ficar em casa, fique. Temos enfrentado, além da doença, as sequelas que ela deixa. Vamos colaborar. O pessoal da saúde está cansado, já lutamos com isso há um ano e meio, e o pessoal não colabora”, lamentou.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.