Secretário fala em zerar fila da creche em Limeira até 31 de março

Cobrado nas últimas semanas por diversos vereadores de Limeira, o secretário de Educação, André de Francesco, esteve nesta quarta-feira na Comissão de Educação da Câmara para prestar informações da pasta. Ele afirmou que a expectativa é zerar a fila da creche até 31 de março, quando se inicia novo cadastramento. No começo do ano letivo, havia 800 crianças aguardando vaga.

Os vereadores Elias Barbosa (PSC), Constância Félix (PDT) e Terezinha da Santa Casa (PL) vêm apontando uma série de problemas na secretaria e manifestaram repúdio e descontentamento com a condição das escolas municipais e dos servidores.

André disse que se apresentou para manter diálogo com o colegiado, reafirmou que sempre esteve à disposição do Legislativo e se comprometeu a responder ponto a ponto os questionamentos levantados pelos vereadores. Ele também colocou os técnicos da secretaria a serviço dos vereadores para explicar assuntos mais complexos e sugeriu agenda mensal com o colegiado.

Elias, que preside a comissão, relatou que os vereadores decidiram pelo repúdio por causa das inúmeras deficiências encontradas na educação municipal e porque entendem que a Prefeitura precisa ser mais direta e apresentar mais objetividade nas respostas e nas execuções das demandas. “Somos cobrados sobre todas essas questões”, disse.

Sobre a fila de creche, Francesco informou que a pasta tem feito o encaminhamento da totalidade dos cadastrados nos últimos anos. Questionado por Elias Barbosa, apontou que a expectativa é zerar a fila até 31 de março.

A respeito da falta de profissionais, André lembrou que, durante a pandemia, a Prefeitura teve restrições por causa da questão sanitária e da legislação de combate ao coronavírus, que proibiu a contratação de servidores. “Estávamos até o final de 2021 sob um regime que não permitia a ampliação de profissionais e reajuste salarial. Foram algumas restrições que não eram exclusividade da Educação”, explicou, se referindo à Lei Complementar 173/2020.

Outra questão formulada por Elias foi sobre a falta de planejamento de obras de médio e grande porte nas escolas municipais. “Não há respostas concretas para essas soluções e as respostas da Secretaria são muito abertas, não satisfazem quem perguntou nem as demandas da comunidade escolar”, criticou. André respondeu que mantém diálogo com a comunidade, disponibiliza os processos e criou um comitê permanente para acompanhar a situação.

Foto: Câmara de Limeira

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.