Rodapé – Um café de notícias para começar o dia bem informado (10/03/21)

AGLOMERAÇÃO NAS PRAÇAS
O Serviço de Abordagem Social do Ceprosom, a Secretaria de Serviços Públicos e a Guarda Civil Municipal (GCM) realizaram nesta terça-feira (09/03) abordagens a moradores de ruas que se aglomeram em praças de Limeira. O objetivo, além de oferecer ajuda, foi também evitar o contágio de Covid-19. Alguns moradores foram levados ao Centro de Apoio às Pessoas em Situação de Rua (Centro POP). Aqueles que são de outras cidades receberam apoio para retornar aos locais de origem. Já pessoas com problemas de saúde receberam atendimento médico.

“PASTEL” E O SEU DONO
Segundo a Secretaria de Segurança Pública, até mesmo o cão de um morador em situação de rua, que aceitou ajuda, foi resgatado e acompanhou o dono até a Casa de Acolhida em Limeira. O cachorro sem raça definida e de nome “Pastel” foi adotado há cerca de dez meses pelo morador, que divide, além da companhia, refeições com ele.

156 TREINADO
Servidores que fazem parte do 156 da Prefeitura de Limeira passarão por treinamento na Rede Elza Tank de Atendimento Integrado à Mulher em Situação de Violência. Objetivo é ter orientação e melhor atendimento aos casos de violência contra mulher, conforme a Lei 6.462/20 que foi regulamentada nesta terça-feira pelo prefeito Mario Botion. Quando admitidos ou contratados novos servidores no setor, eles farão o treinamento no prazo de até 30 dias úteis. É a Chefia do Serviço de 156 que deverá fazer o agendamento do treinamento junto à Rede Elza Tank.

EMENDAS PARA VACINAS
Após o Supremo Tribunal Federal (STF) decidir, por unanimidade, a autonomia de estados e municípios para a compra de vacinas contra o coronavírus, o deputado Ricardo Madalena (PL) protocolou projeto de lei que permite que os recursos das emendas impositivas dos 94 parlamentares, num valor de cerca de R$ 500 milhões, sejam destinados para a aquisição do imunizante disponível no mercado, atendendo todos os municípios paulistas. O PL, com solicitação de trâmite em regime de urgência, seguirá para aprovação em plenário.

MOMENTO CRÍTICO
O coordenador de Saúde de Iracemápolis, Juvenal Baptistella Chiocheti, gravou vídeo, divulgado nas redes sociais, explicando o sufoco passado na segunda-feira, quando o Pronto Socorro Municipal permaneceu com 4 pacientes com Covid-19 aguardando a abertura de vagas na Humanitária de Limeira. O assunto preocupou as autoridades e chegou até a sessão da Câmara Municipal, onde a prefeita Nelita Michel (PL) prestou esclarecimentos aos vereadores.

NÃO É PARA BRINCADEIRA
Juvenal explicou que a demora para transferência decorreu da lotação de leitos na Humanitária e na região. Um dos pacientes ficou mais de 12 horas na observação do PS, cuja estrutura foi criada para atender, no máximo, por 8 horas. Até o início da tarde desta terça-feira, dois já haviam sido transferidos e outros dois aguardavam os leitos. O coordenador citou que a situação não é para brincadeira e pediu para que as pessoas não circulem sem necessidade, usem máscara e só venham para o PS em caso de urgência ou emergência.

SAMU EM IRACEMÁPOLIS
O presidente da Câmara Municipal de Iracemápolis, Jean Ferreira (Cidadania), apresentou indicação ao Executivo para que estude a implantação do Serviço de Atendimento Móvel Urgente (SAMU) no município, considerado um serviço essencial à comunidade. “A cidade é uma das poucas da região que não tem o serviço de emergência”, diz ele, que complementa: “Embora haja um sistema de ambulância na cidade, o SAMU oferece um suporte com UTI Móvel e Atendimento, sempre com médico presente em todas as ocorrências, e sabemos que, entre a vida e a morte, o tempo é fundamental”.

VAMOS CONVERSAR
Presente na sessão legislativa na segunda-feira, Nelita avisou que pretende se encontrar com todos os parlamentares, em breve, para apresentar a real situação financeira da Prefeitura de Iracemápolis. Pelo tom sugerido pela prefeita, a situação não é nada animadora. Como a coluna Rodapé adiantou (leia aqui), a arrecadação em 2020 teve a primeira queda em anos. E o fechamento da Mercedes vai impactar fortemente as receitas.

SOBRE FRUTAS URBANAS
Airton dos Santos, vereador pelo PL em Limeira, apresentou diversos questionamentos à Prefeitura sobre o plantio de árvores frutíferas em praças públicas e escolas municipais. Ele quer saber se há possibilidade do implantar o projeto Pomar Urbano e se é viável destinar 10% das áreas públicas em praças para receber árvores que deem frutos.

TUDO CATALOGADO
O parlamentar limeirense, que mantém reduto no Jd. Vitório Lucato, vê espaço para um amplo projeto de conscientização ambiental junto às crianças e adolescentes a respeito de pomares urbanos. “Muitas crianças e adultos hoje desconhecem as árvores que produzem os frutos que encontramos nos supermercados”, diz. E ele lembra que, em seus projetos sociais, já plantou mais de 1.200 árvores que estão catalogadas. “Tenho esse sonho e [o] objetivo [de] que mais pessoas possam levar adiante esse projeto”, completou.

PRINT DE WHATSAPP WEB
​Por unanimidade, a Sexta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) aplicou entendimento já firmado pelo colegiado para declarar que não podem ser usadas como provas as mensagens obtidas por meio do print screen da tela da ferramenta WhatsApp Web. No caso julgado, o recorrente e dois corréus foram denunciados por corrupção. Segundo os autos, telas salvas com diálogos obtidos a partir do WhatsApp Web teriam sido entregues por um denunciante anônimo aos investigadores.

SEM AUTENTICIDADE
No recurso, a defesa alegou constrangimento ilegal sob o argumento de que os prints das telas de conversas, juntados à denúncia anônima, não têm autenticidade por não apresentarem a cadeia de custódia da prova. O relator, ministro Nefi Cordeiro, sustentou: “As mensagens obtidas por meio do print screen da tela da ferramenta WhatsApp Web devem ser consideradas provas ilícitas e, portanto, desentranhadas dos autos”, afirmou.

VIU NAS REDES?

“Ninguém pode se achar o ó do borogodó. Cada um vai ter seu tamanho no final da história. Um pouco mais de modéstia. Calcem as sandálias da humildade”

Gilmar Mendes, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), durante a leitura de seu voto ontem no julgamento da suspeição do juiz Sérgio Moro no processo em que o ex-presidente Lula foi condenado pelo tríplex no Guarujá (SP).

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.