Rodapé – Um café de notícias para começar o dia bem informado (09/03/21)

ORÇAMENTO DOS BOMBEIROS
O vereador Dr. Júlio César Pereira dos Santos (DEM) apura o suporte que a Prefeitura de Limeira tem dado ao Corpo de Bombeiros. Segundo o parlamentar, há um convênio entre os órgãos, que envolve questões relacionadas à manutenção e compra de viaturas, alimentação e combustível. No entanto, em visita à corporação, o vereador soube que a dotação orçamentária municipal vem caindo nos últimos 10 anos. Em 2011, o orçamento teria sido de R$ 885 mil e, neste ano, os recursos despencaram para R$ 204 mil. Um requerimento com vários pedidos de informação sobre o assunto foi protocolado na Câmara de Limeira nesta segunda-feira (08/03).

ESTRUTURA COM PROBLEMAS
Até mesmo a alimentação dos bombeiros vem sendo cortada de forma gradual, diz Dr. Júlio. Outro problema é a manutenção e aquisição de viaturas. “O único caminhão autobomba encontra-se danificado e a Unidade de Resgate hoje existente é emprestada. Nas condições de precariedade que hoje enfrenta a corporação em Limeira, a própria sociedade corre riscos”, diz, na justificativa do documento. Até mesmo a sala técnica, destinada para atendimento de engenheiros, vistorias e laudos, foi fechada e os profissionais precisam se deslocar diariamente a Piracicaba.

PARA SEGUNDA DOSE
Mais 1.740 doses da CoronaVac, do Instituto Butantan, chegaram a Limeira nesta segunda-feira. A recomendação recebida pela Secretaria de Saúde é de utilizar os imunizantes para aplicação da segunda dose em idosos. Este é o oitavo lote de vacinas recebidas em Limeira, sendo seis lotes da CoronaVac (19.235 doses) e dois lotes da vacina de Oxford/AstraZeneca (5.510 doses). Desde ontem, já estão sendo vacinados os idosos com 75 anos ou mais.

NOVA ETAPA
Já Iracemápolis recebeu, no final da tarde da última sexta-feira, novas doses da vacina. Foram disponibilizadas 160 doses da CoronaVac/Butantan. Ontem, a cidade iniciou a vacinação dos idosos acima dos 77 anos. Para a vacinação, é fundamental fazer o agendamento prévio.

PODER DA ORAÇÃO
Com o agravamento da pandemia de Covid-19 em Limeira, que está muito próxima de chegar à ocupação de 100% de leitos de UTI, a Igreja Reviver Limeira encontrou um meio de ajudar num período tão difícil. Os fiéis estão indo até a Humanitária e o Ambulatório de Referência do Coronavírus (ARC), onde estão concentrados os atendimentos aos enfermos, para orar pelos acometidos pela Covid e seus familiares. Gesto leva um pouco de esperança aos locais onde a luta pela vida é diária.

IMPORTÂNCIA DOS RINS
O primeiro projeto da vereadora Terezinha Guarnieri (PL) na Câmara de Limeira cria a campanha “Março – Cuidando dos Rins”. É uma ação para conscientizar a população sobre a importância de cuidados renais. A ideia é estimular as pessoas para que tenham hábitos mais saudáveis e preventivos, com palestras, fóruns, iluminação em prédios públicos e campanhas nos veículos de comunicação. A proposta foi protocolada nesta segunda-feira (08/03) e vai tramitar nas comissões.

ATENDIMENTO, MAS…
O Governo de São Paulo divulgou ontem o perfil de aluno que deve ser atendido presencialmente nas redes estaduais: estudantes que estão em processo de alfabetização; apresentam maiores déficits de aprendizagem decorrentes do ensino não-presencial; têm dificuldade de acesso à tecnologia; necessitam atividades essenciais; e alunos que dependem da merenda e da educação especial. Mas lembrando: em Limeira, Cordeirópolis e Iracemápolis, decretos suspenderam qualquer atividade com alunos nas unidades até o dia 19.

TEMPO PARA PODA
Anderson Pereira (PSDB) apresentou requerimento na Câmara Municipal de Limeira com diversas perguntas a respeito dos serviços da concessionária Elektro, entre elas o prazo para executar serviços de poda quando os galhos de árvores atingem a rede elétrica, se há alguma sanção contra a Elektro e quantas vezes a concessionária foi notificada para fazer serviços de podas nos últimos 4 anos.

DESDÉM
Na justificativa, o parlamentar tucano não poupou críticas à Elektro. “A concessionária age com desdém para com a população limeirense. Isso porque as reclamações dos munícipes são recorrentes a esta Câmara Municipal de Limeira. Os cidadãos protocolam os pedidos de análise diretamente à Prefeitura Municipal. Aguardam pacientemente. Diante da inércia do Poder Público, apresentam reclamações aos parlamentares. Nós, representantes do povo, fazemos os devidos questionamentos. E, mesmo assim, nada é feito. Com isso, temos árvores com galhos atingindo a rede elétrica. Os riscos são imensos. É uma situação vergonhosa”, apontou.

RELATORA NO SUPREMO
A ministra Cármen Lúcia será a relatora, no Supremo Tribunal Federal (STF), do recurso interposto pela Câmara Municipal de Limeira contra a decisão do Tribunal de Justiça de São Paulo que anulou, no ano passado, a Lei 6.270/19, que estabelecia a necessidade de aviso prévio para a interrupção do fornecimento de água pelas concessionárias responsáveis, no caso de consumidor residencial inadimplente. A lei foi questionada pela Associação Brasileira das Concessionárias Privadas de Serviços Públicos de Água e Esgoto (ABCON), que obteve sucesso. O caso está concluso para Cármen Lúcia desde o último dia 4.

TRATAMENTO RESPEITOSO
O Projeto de Lei 583/21 garante à vítima de violência sexual atendimento prioritário e humanizado pela autoridade policial, pelo Ministério Público e pela Defensoria Pública, além de assegurar-lhe tratamento digno e respeitoso em todas as fases da investigação policial ou do processo penal. Pela proposta em análise na Câmara dos Deputados, o atendimento deve ser realizado em local que garanta a privacidade da vítima. “Recentemente o País assistiu estarrecido ao caso envolvendo a jovem Mariana Ferrer, que, ao ser ouvida na condição de vítima em processo no qual se apurava a prática do crime de estupro de vulnerável, foi submetida a uma sessão de tortura psicológica no curso de uma solenidade processual”, afirma a deputada Renata Abreu (Podemos-SP), autora do projeto.

DENÚNCIA CONTRA DEPUTADO
Na sessão da próxima quinta-feira (11), o Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) decidirá se recebe ou não denúncia oferecida pela Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o deputado federal Daniel Silveira (PSL-RJ) por ameaças à Corte. O ministro Alexandre de Moraes pediu a inclusão imediata da Petição (PET) 9456 na pauta, com prioridade no julgamento, conforme previsto no artigo 145, inciso III do Regimento Interno do STF, já que o parlamentar se encontra preso. Detido no Batalhão Especial Prisional da Polícia Militar, em Niterói (RJ), o deputado foi preso em flagrante no último dia 16, após a divulgação de vídeo em que defende medidas antidemocráticas, como o AI-5, e instiga a adoção de medidas violentas contra a vida e a segurança dos ministros do STF.

VIU NAS REDES?

“A decisão, portanto, está em sintonia com tudo o que sustentamos há mais de 5 anos na condução dos processos. Mas ela não tem o condão de reparar os danos irremediáveis causados pelo ex-juiz Sergio Moro e pelos procuradores da “lava jato” ao ex-presidente Lula, ao Sistema de Justiça e ao Estado Democrático de Direito”

Cristiano Zanin Martins e Valeska Teixeira Zanin Martins, advogados do ex-presidente Lula, em nota divulgada nas redes sociais após a decisão do ministro Edson Fachin que anulou as condenações do petista.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.