Retomada das obras do aeroporto de Limeira segue sem previsão

Estudo da Infraero, empresa pública federal que administra aeroportos, sobre projetos para retomada das obras do aeroporto de Limeira, segue inconcluso. E, segundo a Prefeitura, ele já tem viés negativo: Limeira não está listada como uma das localidades do Plano de Aeroportos Nacionais (PAN), do governo federal.

A informação foi prestada pelo secretário de Obras, Dagoberto Guidi, ao gabinete do vereador Dr. Júlio César Pereira dos Santos (União Brasil). O parlamentar questionou o Executivo sobre as ações adotadas após reunião em 3 de fevereiro de 2021, quando o secretário e o prefeito Mario Botion discutiram a retomada das obras com o então diretor-presidente do Daesp (Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo), Antonio Claret; o diretor de Aeroportos do Interior, Álvaro Cardoso, e o chefe de gabinete da Casa Civil, Carlos Koji Takahashi.

Dagoberto relata que a reunião abriu portas para análise dos projetos pela Infraero, mas o estudo está inconcluso. Foi a primeira tentativa de retomada após a perda, em julho de 2018, do convênio celebrado entre Limeira e o Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil, que viabilizaria R$ 8 milhões para retomar as obras.

Segundo a Prefeitura, o convênio não se viabilizou devido à mudança de governo (saída de Michel Temer e entrada de Jair Bolsonaro) e à pandemia, o que reduziu a maioria dos investimentos de porte mais elevado. “No entanto, os esforços continuam junto aos nossos representantes parlamentares, bem como com as lideranças políticas na busca de convênios ou investidores que mostrem interesse no empreendimento”, citou Dagoberto.

A Prefeitura tem como meta a concessão do espaço e das obras já realizadas para a iniciativa privada que se mostre interessada em assumir, num primeiro momento, a conclusão das obras mínimas necessárias e, em seguida, das obras complementares para viabilizar a operação do aeroporto. A gestão de Mario Botion não quer destinar recursos próprios nesta obra, “tão escassos em tempos de pandemia e crise financeira mundial”, segundo o ofício.

Para viabilizar a meta, a Secretaria de Obras iniciou estudos para desenvolvimento de modelagem da concessão pública. Não há prazo, porém, para sua conclusão.

Foto: Prefeitura de Limeira/Arquivo

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.