Projeto quer criar sala de escuta especializada para crianças vítimas de violência em Limeira

A vereadora Lu Bogo (PL) apresentou, nesta quarta-feira (02/06), um projeto de lei na Câmara Municipal de Limeira que quer garantir a aplicação da Lei Federal 13.431/2017, que estabelece o Sistema de Garantia a Escuta Especializada e ao Depoimento Especial sem danos a criança e adolescente, vítima ou testemunha de violência.

A proposta diz que cabe ao Executivo criar uma de sala de escuta especializada para atender vulneráveis nesta situação. “A Escuta Especializada e o Depoimento Especial deverão ser realizados em local apropriado e acolhedor, com infraestrutura e espaço físico que garanta a privacidade da criança e/ou do adolescente vítima ou testemunha de violência”, diz o texto.

O Depoimento Especial seguirá protocolos e, sempre que possível, será realizado uma única vez, em sede de produção antecipada de prova judicial, garantida a ampla defesa do investigado. E deve, ainda, ser colhido por profissionais especializados.

“O Estatuto da Criança e do/a Adolescente reforça esta proteção, dispondo que nenhuma criança ou adolescente será objeto de qualquer forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão, punindo na forma da lei qualquer atentado, por ação ou omissão, aos seus direitos fundamentais”, justificou a parlamentar.

A análise de constitucionalidade será o primeiro desafio do projeto, que passa a tramitar nas comissões da Câmara.

Foto: Agência Brasil

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.