Processo seletivo emergencial deve suprir falta de servidores nas escolas de Limeira

A falta de servidores nas escolas municipais de Limeira, um dos motivos para o Sindicato dos Servidores (Sindsel) ter proposto novo estado de greve em parte do funcionalismo, foi debatido entre representantes do sindicato e o secretário de Educação, André Luis De Francesco, nesta quarta-feira (02/03).

Para resolver o impasse, o secretário informou ao sindicato que novos concursos serão abertos, incluindo processos seletivos emergenciais para professores substitutos e monitores especiais para alunos com deficiência. Segundo o Sindsel, novas merendeiras e auxiliares gerais também entrarão pelo processo emergencial.

A falta de profissionais e a má distribuição de mão de obra, conforme o Sindsel, provocaram sobrecarga nos locais de trabalho, prejudicando trabalhadores e as crianças. Também foi colocada em pauta a questão de profissionais para colaborar no processo de aprendizagem das crianças com deficiência.

André disse aos diretores Nicinha Lopes, Giselle Melo, Kelli Scholl e Maurício Mendes que as crianças estão sendo alocadas conforme a capacidade de cada escola e negou a ocorrência de superlotação – o prazo estimado para encerrar a fila por vaga nas creches é 31 de março.

O sindicato rebateu. “A quantidade de funcionários ativos é insuficiente para suprir a demanda das escolas e é exatamente por isso que a contratação de mais funcionários se faz necessário”, afirmou a entidade. Os diretores pediram para que, além dos processos seletivos, seja formada uma comissão entre profissionais da educação para pensar em novas funções e atribuições nas escolas da rede municipal.

A contratação emergencial preocupa o Sindsel devido à falta de clareza sobre a natureza das admissões. A entidade também propôs que cursos de capacitação sejam oferecidos para os profissionais que trabalharão com as crianças com deficiência.

Foto: Divulgação

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.