Pré-venda: o que é e como criar uma campanha. Veja dicas do Grupo Vitrinne de Limeira

Com o desenvolvimento de novas formas de pagamento e a aproximação das marcas com o consumidor, é possível observar um aumento nas pré-vendas e lançamentos de um produto ou serviço. Segundo a especialista em compras estratégicas e co-fundadora do Grupo Vitrinne, Andreza Leite, este tipo de campanha é caracterizado pela disponibilidade de algo em primeira mão a um grupo seleto de clientes, que pode ser compreendido de duas maneiras.

“A primeira é como venda experimental de uma quantidade limitada de produtos a um grupo de clientes, a fim de introduzir ou não posteriormente o produto a um grupo maior de consumidores. E o segundo caso, pode ser compreendido como um pré-lançamento para clientes ‘vips’ de uma loja, com a finalidade de priorizar para este grupo a escolha em primeira mão de uma nova coleção ou categoria de produtos”, explica a especialista.

Como estruturar a pré-venda

Para que este tipo de campanha tenha um efeito ainda maior, Andreza recomenda que o pré-lançamento seja muito bem estruturado, criando uma expectativa e vontade de compra no cliente. “É imprescindível um bom planejamento e divulgação ampla, principalmente nos canais on-line de relacionamento, como redes sociais e de comunicação direta como WhatsApp, SMS, Telegram e outros meios”, conta.

Outra estratégia para uma campanha bem sucedida, é promover uma antecipação do que está por vir com a construção de um storytelling, com 10 ou 15 dias de antecedência ao seu lançamento oficial para um grupo seleto de consumidores, despertando a curiosidade. Isto deve ser feito através da criação de conteúdos específicos, como lives com convidados que tenham ligação com o novo lançamento ou até uma contagem regressiva.

“Além disso, é preciso deixar claro os termos desta campanha, como dias e horários de abertura das vendas e o seu término. Dois gatilhos mentais essenciais neste caso são o da exclusividade e escassez. Exclusividade por ser aberta a um grupo pequeno de clientes, e a escassez pelo tempo ou quantidade disponível”, acrescenta a co-fundadora do Grupo Vitrine.

Aproveitamento da campanha

Muito além do que apenas vender um produto antecipadamente, a pré-venda ou lançamento tem o objetivo de testar determinado tipo de produto ou linha no mercado. Empresas que desejam expandir o seu portfólio ou explorar novos nichos, mas não têm certeza se ele será bem aceito ou não, utilizam a campanha como termômetro para continuar investindo ou abandonar a ideia, o que gera uma economia de caixa e diminui drasticamente os riscos de encalhe no estoque.

“Outra importante utilidade é o estreitamento com clientes mais fiéis. Este é o responsável por uma fatia expressiva do faturamento mensal de uma empresa, e quando se abre uma pré-venda para este consumidor, ocorre a aproximação no relacionamento e fidelização”, conta Andreza. Ela aponta que para alcançar o sucesso, é essencial que haja planejamento, assim como manter um pós venda eficiente.

Cuidados

Existem algumas ações que o empreendedor pode antecipar para evitar problemas, como ter uma comunicação clara, reforçar as regras e condições da compra, o que auxilia a extrair o máximo de uma pré-venda. “Uma loja jamais deve usar de informações falsas para se promover. Nunca diga que o estoque é limitado quando não é, que é para poucos clientes quando se convida a base inteira ou estipular prazo para compra e não cumprir”, adverte Andreza.

Ela finaliza dando a dica de que a integridade é a palavra que deve nortear qualquer tipo de campanha, seja ela uma pré-venda, uma promoção com desconto ou qualquer outra que se queira despertar a atenção e o desejo do cliente.

Com informações da Acil

Foto: Pixabay

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.