O que analisar na hora de contratar um empréstimo?

Por Rafael Puzone Tonello

Existem 4 tipos principais de empréstimo que são oferecidos pelos bancos:

1.Consignado: disponível para quem tem carteira assinada, funcionários públicos e pensionistas do INSS. O pagamento da parcela é descontado diretamente em folha (No máximo de 30% do valor do salário ou aposentadoria) e tem taxas de juros bem menores que os outros.

2.Rotativo: através do cartão de crédito, possui altíssima taxa de juros. Quando não realiza o pagamento total da fatura, o banco automaticamente te empresta esse dinheiro.

3.Cheque-especial: é disponibilizado pelo banco um limite extra em sua conta corrente. Tem a vantagem de poder ser utilizado de forma rápida e a qualquer momento, também apresenta taxas de juros altas.

4.Pessoal: empréstimo realizado através de contrato com um banco após uma avaliação completa de documentação. As taxas de juros podem variar bastante.

Todo mundo sabe que os juros sobre juros dos empréstimos podem dobrar o valor contratado. Além disso, existe também uma taxa cobrada pela disponibilização do dinheiro por parte da Instituição Financeira.

Cada tipo de empréstimo tem sua taxação específica, mas elas também podem variar dependendo da agência financeira ou banco que está concedendo o empréstimo.

Portanto, preste atenção nessas dicas:

Procure saber exatamente qual é a taxa do empréstimo e analise antes o Custo Efetivo Total (CET). Este custo inclui todas as possíveis despesas e gastos do seu empréstimo, como os juros e impostos;

Fique atento às taxas muito abaixo daquelas praticadas por outras instituições, principalmente as mais desconhecidas. Se tiver dúvidas busque mais informações;

Leia o contrato. As famosas “letrinhas no rodapé” podem causar um estrago.

Na dúvida, consulte sempre um profissional especializado

Rafael Puzone Tonello é advogado e sócio do escritório Tonello e Silva Sociedade de Advogados. Especialista em Direito e Cálculos do Trabalho e Previdenciário, Direito Empresarial e Tributário, e Direito Bancário.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.