Limeira vai recorrer ao Cismetro para reduzir fila de consultas e exames represados na pandemia

A Secretaria Municipal de Saúde enviou manifestação à Comissão de Saúde da Câmara de Limeira em que relata a estratégia que pretende adotar para reduzir a fila de consultas e exames na rede pública que ficaram represados por conta da pandemia.

O Executivo informou que vai utilizar atas de compras vigentes e o Consórcio Intermunicipal de Saúde na Região Metropolitana de Campinas (Cismetro) para a contratação dos procedimentos. Neste último caso, os médicos são credenciados para atender a população e o Município paga o valor de cada consulta.

A comissão chegou a estimar um custo de R$ 2,3 milhões para a execução dos serviços. A Prefeitura confirmou aos vereadores que o recurso de R$ 1,5 milhão, devolvido pela Câmara em outubro, com indicação para aplicação na área da saúde, será utilizado para esta finalidade. No final de setembro, eram mais de 19 mil procedimentos à espera de atendimento, o que motivou um questionamento da comissão à Prefeitura.

Para ser consultado em algumas especialidades, o paciente do Sistema Único de Saúde (SUS) chega a aguardar até 100 dias. Segundo a Comissão de Saúde, em tempos normais, fora do cenário atual agravado pela pandemia, a espera dos munícipes é de, no máximo, 45 dias.

A Prefeitura trabalha com um prazo estimado de seis meses para colocar os exames em dia.

Foto: Pixabay

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.