Adinan atende vereador e apresenta projeto para educação financeira nas escolas de Cordeirópolis

Ideia inicialmente apresentada pelo vereador Dhavid Godoy (PL), a inclusão de educação financeira e empreendedorismo nas escolas da rede municipal de Cordeirópolis voltará à pauta da Câmara Municipal local, desta vez por iniciativa do prefeito Adinan Ortolan (MDB).

Em agosto, o vereador apresentou propositura para incluir os dois temas, tanto na rede municipal de Cordeirópolis quando na Educação de Jovens e Adultos (EJA). A intenção é o desenvolvimento de competências financeiras de gestão, administração, planejamento, gerenciamento, avaliação e controle da economia pessoal, familiar e empresarial, fomentando a formação técnica e orientação aos alunos cordeiropolenses.

O objetivo, segundo o parlamentar, é transmitir ao aluno um conjunto de orientação e esclarecimentos sobre as posturas e atitudes a serem adotas para o planejamento e uso dos recursos financeiros pessoais, familiares e no campo empresarial, entre outros.

Só que a proposta recebeu parecer jurídico de inconstitucionalidade por vício de iniciativa, ou seja, ela não pode ser proposta pelo Legislativo. Para que a ideia prosperasse, Dhavid apresentou a sugestão a Adinan por meio de indicação.

O prefeito decidiu acolher a proposta e protocolou, nesta semana, projeto de lei no mesmo sentido. O projeto determina que o conteúdo programático de informação e orientação sobre o tema educação financeira será elaborado pelas escolas com o apoio da Secretaria Municipal da Educação, Conselho Municipal da Educação e sociedade civil, devendo abordar, pelo menos, noções de planejamento e gestão; princípios contábeis; inovação; e empreendedorismo.

“O tema empreendedorismo se faz necessário para criação de um ambiente de negócios, fomentando o desenvolvimento econômico municipal a médio e longo prazo, ampliando o mindset das crianças e adolescentes de Cordeirópolis”, escreveu Adinan, na justificativa.

O projeto terá a viabilidade jurídica analisada e, depois, seguirá para apreciação dos vereadores no plenário.

Foto: Pixabay

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.