Inspeções da Saúde do Trabalhador crescem 167% em Limeira

A ampliação da equipe da Divisão de Vigilância em Saúde do Trabalhador (DVST), da Secretaria de Saúde de Limeira, quase triplicou o número de inspeções de segurança e saúde do trabalhador na cidade. Os números foram divulgados nesta terça-feira (18/04) pela União Sindical dos Trabalhadores de Limeira (USTL).

Em 2022, foram 884 inspeções realizadas em empresas limeirenses, aumento de 167% na comparação com as 330 registradas no ano anterior.

“As inspeções têm, principalmente, o foco orientativo, de prevenção. Muito mais que flagrar irregularidades, o objetivo é evitar que doenças e acidentes do trabalho ocorram”, apontou o coordenador do Grupo Gestor do Programa de Saúde do Trabalhador (PST), Artur Bueno Júnior. O PST integra a Divisão.

As notificações em razão de irregularidades também cresceram, mas em ritmo menor – foram 420 no ano passado, contra 239 em 2021, aumento de 75%. Segundo a USTL, os dados são resultados do aumento da equipe, com a incorporação de dois fiscais e uma enfermeira para o setor, além de melhorias na dinâmica de trabalho.

“Mesmo com o aumento dos números, ainda há uma subnotificação. O fortalecimento do PST amplia o controle sobre estes índices, auxilia na elaboração de políticas públicas e ajuda a proteger o trabalhador”, diz Júnior.

O PST é formado por representantes de sindicatos patronais e de trabalhadores, Vigilância Sanitária e Epidemiológica, Ministério do Trabalho e Ministério Público do Trabalho, Cerest (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador) e INSS. Por meio da Divisão de Saúde do Trabalhador, a equipe multidisciplinar fiscaliza as condições de saúde e segurança do trabalhador no município.

Acidentes

Entre as atribuições do PST/DVST, está registrar o número de acidentes de trabalho em Limeira – computados entre RAATs (Relatórios de Atendimento ao Acidentado do Trabalho) e CATS (Comunicados de Acidentes de Trabalho) encaminhados por sindicatos, unidades de saúde, pelo próprio PST ou órgãos técnicos integrantes.

Em 2022, Limeira registrou 1.875 acidentes de trabalho, 18% a menos que os 2.299 de 2021. Os chamados acidentes de trajeto, no entanto, foram reduzidos em 8% – de 521 em 2021, caíram a 476 no ano passado. “É uma situação que acompanha o aumento do número de entregadores de aplicativos, alvos da nossa preocupação”, apontou a psicóloga e coordenadora técnica da DVST, Débora Araújo.

Acidentes de trajeto ocorrem no caminho do empregado, ao seu local de trabalho. No dia 28 de abril, Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, a DVST realiza uma campanha focada na questão, com orientações de cuidado no trânsito, e destaque para entregadores e motoristas de aplicativos. A sede da DVST fica Rua Farmacêutico Jacob Fanelli 660 , próximo ao Clube Gran San João, e o telefone é o 3442-5859.

Fonte e Foto: USTL

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.