Confirmado 1º caso da variante ômicron em Limeira

A Secretaria de Estado de Saúde confirmou que a mulher de Limeira que esteve recentemente na África do Sul é quinto caso da variante ômicron da Covid-19 em São Paulo. Também é o primeiro caso da nova variante registrado no interior paulista.

O caso era tratado como suspeita desde o dia 6. A mulher, de 40 anos, passou pela África do Sul, onde estão concentrados os casos da nova variante. A paciente está bem, em isolamento domiciliar com a família, e está vacinada com duas doses da AstraZeneca. Da África do Sul ela foi para a França – antes de embarcar, contudo, ela testou negativo para Covid-19.

Ela chegou ao Brasil em 1º de dezembro, quando apresentava sintomas de sinusite, com tosse e dor de cabeça. Ela procurou um especialista do seu plano médico particular, e fez um exame PCR, que deu positivo para Covid-19. O hospital procurou a Vigilância Epidemiológica, que orientou pela repetição do exame, que foi encaminhado ao Instituto Adolfo Lutz para sequenciamento genético para verificar se trata-se da variante.

O caso foi confirmado neste domingo. Diretor de Vigilância em Saúde, Alexandre Ferrari reforça os cuidados. “A população deve continuar utilizando máscaras, higienizando as mãos e se vacinando, com as duas doses e a dose adicional, para quem já pode tomar. Essas são as medidas mais eficazes nesse momento”, alerta.

Foto: Vitor Forgacs/Unplash/Divulgação

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.