Com atuação histórica na advocacia de Limeira, Dra. Romilda Salibe será homenageada pela Câmara

Na próxima segunda-feira, a Câmara Municipal de Limeira prestará homenagem a um nome histórico na advocacia local. Ex-presidente da OAB Limeira, Dra. Romilda Cardoso Salibe terá o nome eternizado em uma estrada municipal. O projeto de lei está na pauta de votação e deve ser aprovado pelos vereadores.

A homenagem foi protocolada no ano passado pelo então vereador Wagner Barbosa (PTB). O nome de Dra. Romilda será perpetuado na Estrada Municipal LIM-463, que liga o bairro Pires do Meio ao bairro dos Loiolas por cerca de 1,6 km, na área rural de Limeira.

Dra. Romilda Cardoso Salibe nasceu em 25 de novembro de 1936, em Limeira, filha de Honório Cardoso e Angelina Felippe. Foi casada com Milton Salibe, com quem teve dois filhos: Arthur e Ellen Salibe. Ela se formou em em Direito pela Faculdade de Direito de Pinhal no ano de 1974.

Na advocacia limeirense, teve passagens marcantes, conforme lembrou Wagner na justificativa do projeto. Dra. Romilda Salibe foi representante de Limeira na Comissão Estadual da Mulher Advogada na OAB-SP (1989/1992), atuou como indicada pela OAB Limeira no Juizado Informal de Pequenas Causas (1991), foi tesoureira da entidade (1992-1994) e vice-presidente da OAB (2004-2005).

Chegou à presidência da OAB Limeira em 2006, a primeira mulher a presidir a entidade. Ainda comandou a Comissão de Ética e Disciplina da OAB por mais de 20 anos. Na advocacia, atuava nas áreas de Direito Civil, Direito Penal e Direito de Família e Sucessões. Dra. Romilda trabalhou no escritório Salibe Advogados de fevereiro de 1976 até abril de 2010. Posteriormente, passou a ser sócia do escritório Arthur Salibe Sociedade de Advogados até 2019.

A atuação no direito rendeu-lhe inúmeras homenagens em vida, como a feita pela OAB/SP pelo Dia Internacional da Mulher, em março de 2006; pela Seccional de São Paulo da OAB/SP, em reconhecimento à atuação como presidente da 35ª Subseção da OAB/SP de Limeira (julho de 2006); pela Câmara de Limeira, no Dia Internacional da Mulher; e pela OAB/SP, agraciada com o Título de Decana da Advocacia, em setembro de 2018.

Dra. Romilda faleceu em 18 de julho de 2019, aos 82 anos. “Deixou um grande legado a Limeira, especialmente na área jurídica, sendo exemplo de perseverança, humildade, solidariedade e amor ao próximo”, citou Wagner. A sessão da Câmara nesta segunda-feira será virtual, por conta da pandemia, e começa às 13h, com transmissão pelos canais do Legislativo no site, YouTube e Facebook.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.