Câmara de Limeira pode ter campanha permanente contra o tabaco

A Câmara de Limeira poderá ter em seu calendário uma campanha permanente alusiva ao Dia Mundial sem Tabaco. Para isso, os vereadores irão analisar projeto de resolução do vereador Dr. Júlio César Pereira dos Santos (DEM).

Caso a proposta seja aprovada, a Escola Legislativa “Paulo Freire” ficará responsável em organizar e idealizar ações voltadas à divulgação da campanha alusiva ao Dia Mundial Sem Tabaco, celebrado no dia 31 de maio.

Estão previstas atividades como palestras, exposições, ações voltadas à divulgação da importância do controle do tabagismo e os malefícios causados à saúde e anúncios publicitários. O projeto também autoriza ao Legislativo a celebração de parcerias e convênios com entidades e profissionais especializados para realização da presente campanha. “O presente projeto propõe o total engajamento da Câmara no assunto, articulando uma campanha que faça referência e desenvolva ações durante todo o mês de maio, em que é comemorado o Dia Mundial sem Tabaco. O tabagismo é uma doença causada pela dependência química da nicotina. Por isso, oferecer tratamento aos que desejam parar de fumar é uma importante estratégia de controle do tabagismo”, descreveu na justificativa.

O parlamentar elencou uma série de benefícios quando o uso do tabaco é interrompido:

Após 20 minutos, a pressão sanguínea e a pulsação voltam ao normal;
Após 2 horas, não há mais nicotina circulando no sangue;
Após 8 horas, o nível de oxigênio no sangue se normaliza;
Após 12 a 24 horas, os pulmões já funcionam melhor;
Após 2 dias, o olfato já percebe melhor os cheiros e o paladar já degusta melhor a comida;
Após 3 semanas, a respiração se torna mais fácil e a circulação melhora;
Após 1 ano, o risco de morte por infarto do miocárdio é reduzido à metade;
Após 10 anos, o risco de sofrer infarto será igual ao das pessoas que nunca fumaram.

“Neste período de pandemia da Covid-19, parar de fumar representa um importante estímulo para o cuidado com a saúde. A qualidade de vida melhora muito ao parar de fumar assim como a capacidade pulmonar, deixando a pessoa menos vulnerável a inúmeras doenças”, completou o vereador.

O projeto de resolução precisa ser aprovado e, caso isso ocorra, passará a valer a partir da publicação.

Foto: Pixabay

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.