Artesp pede à Prefeitura de Limeira novo projeto de execução de passarela no Lopes

O diretor de operações da Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), Walter Nyakas, pediu à Prefeitura de Limeira que desenvolva um novo projeto de execução da passarela no Bairro dos Lopes, na Rodovia Anhanguera (SP-330) km 134 + 500 metros. A travessia é reivindicada há décadas pelos moradores em razão de acidentes e atropelamentos com mortes.

O pedido foi feito ao secretário de Obras e Serviços Públicos, Dagoberto Guidi nesta quinta-feira (10/03). O secretário integrou a comitiva liderada pelos vereadores da Comissão de Obras e Serviços Públicos da Câmara – Helder do Táxi (MDB), Ceará (Republicanos) e Waguinho da Santa Luzia (Cidadania). Eles conseguiram o encontro por intermédio do deputado estadual Rafa Zimbaldi (PL), presidente da Comissão de Transportes da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp).

Guidi apresentou à Artesp o projeto funcional desenvolvido pela concessionária Autoban, bem como os valores aproximados para sua construção. De acordo com o diretor da Artesp, o órgão já declarou em relatório técnico de 27 de março de 2018 que a obra deve ser realizada. No entanto, o posicionamento jurídico impossibilitou a execução, tendo vista o não atendimento ao contrato de concessão – o número de pedestres que atravessam a via naquele ponto é insuficiente para justificar a passarela.

Zimbaldi defendeu a reivindicação da Comissão de Obras da Câmara, para que a obra leve segurança aos moradores da região e solicitou à Artesp a aprovação da construção da passarela. Desta forma, o diretor da agência pediu um novo projeto a Guidi se comprometeu a promover esforços para implantação da passarela em conjunto com o Estado e o município, além de contatar os responsáveis e informar sobre a real necessidade da passarela.

Após o encontro na Artesp, a comitiva se reuniu com o secretário de Desenvolvimento Regional do Estado de São Paulo, Marco Vinholi, para solicitar o apoio e a participação do Governo do Estado na implantação da passarela.

Segundo os vereadores, o secretário manifestou que a construção é um compromisso do governo estadual e sugeriu à Prefeitura a participação no programa Desenvolve Municípios, que inclui obras de pavimentação, recapeamento e iluminação pública, entre outras, em prol das cidades paulistas. Segundo os parlamentares, Vinholi se comprometeu a fazer um esforço com Zimbaldi e a Prefeitura caso os recursos do programa Desenvolve Municípios não sejam suficientes.

Foto: Câmara de Limeira

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.