Vereadora questiona Prefeitura de Limeira sobre tratamento precoce contra a Covid-19

A vereadora Isabelly Carvalho (PT) protocolou dois requerimentos na Câmara de Limeira e questiona o Executivo sobre aquisição e uso do chamado “Kit Covid-19”, para tratamento precoce da doença. A parlamentar quer saber, entre outras informações, se o método foi implantado na cidade e quanto custou a compra dos medicamentos que integram o kit.

Num dos requerimentos, Isabelly questiona se o protocolo de tratamento precoce com o kit foi implantado na cidade e, caso sim, qual foi o embasamento técnico que, de acordo com ela, “autorizou a distribuição de medicamentos sem eficácia e comprovação científica, como hidroxicloroquina, ivermectina e azitromicina”.

Ela também perguntou sobre o motivo de não existir campanha na cidade para conscientizar a população limeirense sobre os riscos da adoção do chamado “tratamento precoce”. “Vivemos a tragicidade de uma pandemia, causada pelo novo coronavírus. É inegável a urgência e desespero por parte de todos nós em relação a tratamento e controle desta terrível doença. Contudo, após mais de um ano de pandemia é evidente que o uso de determinados medicamentos, que vulgarmente ficaram conhecidos como ‘Kit Covid-19’, fere não apenas a saúde individual, mas colocam em risco a saúde de modo coletivo. Há efeitos e consequências deletérias em relação ao uso e indicação indiscriminada de medicações que não são eficazes e induzem os pacientes ao erro, uma vez que transmitem a falsa sensação de proteção quando estas pessoas podem não apenas serem vetores da doença como também vítimas fatais da mesma”, justificou.

No segundo requerimento, Isabelly continua a abordagem sobre o tratamento precoce, mas questiona o Executivo sobre os valores gastos para aquisição de cloroquina, hidroxicloroquina, ivermectina e azitromicina, bem como solicita o processo licitatório completo, com nome das empresas e notas fiscais dos pagamentos efetuados.

Além dos dados mencionados, ela questionou se houve repasse do Governo Federal para a aquisição desses medicamentos. “O presente requerimento tem por finalidade solicitar informações sobre os gastos orçamentários com medicamentos sem comprovação científica de eficácia para o combate e tratamento da Covid-19 em Limeira”, mencionou.

Os requerimentos serão lidos em plenário antes do encaminhamento à Prefeitura.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.